OS DILEMAS ÉTICOS NO MUNDO ATUAL

     Com o advento da modernidade até o dias atuais, cresceu exponencialmente a quantidade de informações, conhecimentos e, especialmente, as possibilidades na tomada de decisões, mesmo que estas não sejam as mais sábias. É claro que as responsabilidades também cresceram na vida dos que ainda tem a condição do arrependimento e da compaixão a seu favor, principalmente se intensificando os dilemas éticos no que se refere ao manuseio das tecnologias e no uso que podemos fazer dela para determinados fins. As ferramentas de inteligência artificial (e outros recursos), a serviço da comodidade e da sofisticação, estão em quase todas as partes de nosso mundo para mostrar a urgência de reflexões sensatas acerca do que é ser humano em meio ao universo que o rodeia, como por exemplo, os ecossistemas, os seres vivos, as criações humanas, o edifício cósmico e suas geografias, e o espaço-tempo que o perpassa. Se há possibilidades incríveis que a tecnologia e os avanços científicos se abrem para o homem, podendo salvar muitas vidas da morte precoce, por outro lado, o ser humano pode se servir dessas conquistas para fins perversos, afogando o senso ético e moral no lixo do esquecimento de si para fazer vales seus impulsos destrutivos ou autoaniquiladores. De fato, não existe um tempo mais perigoso do que esse que no qual estamos vivendo, de modo que se amplificaram as chances para se cometer as maiores atrocidades e pecados contra o próximo, alcançando profundidades vertiginosas em termos de sofisticada depravação. Com base no que foi dito, o mais importante nos dias de hoje vem a ser a consciência ética que se coloca na vida de seres racionais e a imagem a semelhança de Deus, pois é por meio dela que a responsabilidade pode se aperfeiçoar e as melhores ações podem se desenvolver para o bem comum, podendo refletir na utilização (a mais prudente possível) dos inúmeros aparatos tecnológicos criados pela inteligência humana.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 01/05/2024
Reeditado em 01/05/2024
Código do texto: T8054187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.