A HUMILDADE DO SÁBIO

     O sábio não é aquele que se vangloria dos seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida, tampouco de suas condutas morais e de sua ética pessoal. Na verdade, ele é um ser que sabe muito bem do perigo que representa a existência de uma pessoa inflada pelas convicções e certezas de seu próprio saber ou moralidade. Por isso, o seu caminho se pauta profundamente na generosidade em suprir a ignorância e a sede de discernimento dos mais necessitados. Portanto, não deixa de ser uma postura de humildade que dissemina o respeito ao próximo e jamais em atitudes de arrogância que visa esconder a sua suposta sapiência para desfazer dos que estão de alguma forma na margem do esquecimento social. A sabedoria é o conhecimento que almeja partilhar, transmitir e gerar no interior do ser de cada aprendiz uma profusão de ideias, pensamentos e valores que sobremaneira o edifica. A sabedoria certamente se forma na humildade de quem aos poucos aprendeu a arte de ser um verdadeiro amante da sabedoria.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/05/2024
Reeditado em 15/05/2024
Código do texto: T8061925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.