Quem julga a outrem julga a si mesmo.

O verdadeiro Cristão não julga socorre em amor e verdade.

Não julgueis, para que não sejais julgados.(Mateus 7:1). Este versículo faz parte do sermão do monte onde Jesus ensina a ética do ser Cristão.

Ele está intimamente ligado aos versículos (Mc 4:24;LC 6:37-42). E com o contexto no versículo : Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. (Lucas 6:38).

Que erroneamente é usado como exemplo nas pregações de dízimos e ofertas. E aqui novamente acende o alerta sobre texto fora de contexto.

Mas sigamos em frente não julgar, no grego a palavra usada é (κρίνω/krino), que literalmente significa ser juiz em uma causa. E aqui começa o erro de muitos de nós. Pois é comum vermos crentes e não crentes tentando fazer uso da lei da colheita de acordo com a semeadura. Mas jamais colhemos exatamente o que plantamos, a colheita sempre virá acrescida de suas consequências, e alguns colhem o que não plantou.

Eis porque é preciso tirar a trave do preconceito egoísta antes de fazer juízo de uma situação ou pessoa.

E para entendermos melhor o contexto no hebraico a palavra é (תִשָּׁפֵטוּ//tishëpëtu), que significa ser juiz, e está intimamente ligada a palavra medida do versículo ( Vs 38) que é (מִדָּה /midah), que está ligada a vestimenta, ao pensamento e ao que sentimos em relação ao próximo, e aqui nos remete ao que foi dito a igreja de Sardes/ Sardo, (Apo.3:1-6),

Então cabe a cada Cristão jamais julgar o erro alheio e sim ajudá-lo a se levantar, pois quem julga como se nunca erra-se mancha a suas vestes com as letras do seu julgamento. E no dia do juízo a escrita será o código de sua sentença.

Então não julguemos e sim ajudemos e socorramos aos que precisam, pois o Pai nos de através de Jesus O Cristo, a taça da misericórdia e não o macete de juiz, nem tão pouco o machado do verdugo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 16/05/2024
Código do texto: T8064484
Classificação de conteúdo: seguro