Iníco do ano 2000.

"A dois mil chegarás, mas de dois mil não passarás."

Literalmente, ouvi estas palavras durante a minha existência.

 

E... naquela noite, imaginei que o final teria chegado. Um "bomba" de água caiu sobre a Serra da Mantiqueira, do alto do Bairro Retiro dos Barbosas, acima do Rio do Veado. Tudo inundado, sem água, luz, telefone. Estradas interrompidas. Lavrinhas estava ilhada, reclusa, sem nada entender. O Rio Paraiba do Sul recebeu as águas nervosas  e com elas árvores, pontes, casas, pessoas... transbordou! O Rio... levou os sonhos, a vida, a ironia sem poesia.

 

Na  cidade vizinha ao lado,  Cruzeiro, onde eu trabalhava, estava situada a Escola construida na bacia sedimentar do Rio Paraíba do Sul.

Sant!Ana de Castro, a Escola Técnica, sediada no belo prédio com dois andares, abrigava dois mil alunos, distribuidos em dezessete cursos técnicos de nível médio. Inúmeros laboratórios, oficinas, trinta e duas salas de aula. A água tomou conta de toda área térrea. Novo capítulo para a história da querida Escola. A Biblioteca, recém inaugurada, rodou rio abaixo.

A enchente alcançou a Estrada de Ferro, entrou nas Empresas Maxion, deixou a Escola inacessível.

 

Diante das intempéries do Rio Grande do Sul, a abertura das Escolas para o abrigo às pessoas, olho para o passado, não tão distante, vejo a força e a coragem das equipes de educadores no enfrentamento da tragédia. Momentos das práticas educativas com o coração. "Educar é uma obra de amor."(D. Bosco)

 

Enquanto ocorria a enchente em Cruzeiro, Lavrinhas chorava a perda de trinta e três vidas...

 

Sou grata... aprendizados eternos!

"A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo. "

                                                                                                                              Eduardo Galeano

 

 

 

foto by Zaciss