Caim e Lameque

Após Adão e Eva serem expulsos do Edén, por comerem do fruto da árvore do conhecimento sobre o bem e mal, o casal decidiu tomar decisões complicadas para sobreviverem sem o aconchego do jardim divino. Juntos, começaram a dedicar a vida trabalhando como simples camponeses. A tal união amorosa entre marido e esposa,trouxe dois filhos: O primogênito era Caim. Já o segundo, Abel. O primeiro se tornou eximo agricultor, trabalhando na semeadura e colheita. Enquanto Abel, foi um dedicado pastor de ovelhas. Aconteceu que num determinado tempo, ambos os irmãos trouxeram distintas oferendas ao Senhor. Caim decidiu trazer os frutos das terras, enquanto Abel trouxe como sacrifício pedaços de carne pertencente a um pequeno carneiro, incluindo também a gordura do animal sacrificado.

Deus se agradou da oferta de Abel. Porém Caim, teve o sacrifício rejeitado. Caim ficou extremamente irado e carrancudo. Então, Deus falou-lhe em particular:

- Se você tivesse feito o que é correto, você estaria feliz; mas você agiu errado, e por isso o pecado está na porta a tua espera.

Aquelas palavras de advertência não quebrantou o orgulho de Caim, que a cada momento sentia o misto de raiva, inveja e ódio pelo seu irmão desde a muito tempo.

Tempo depois, um pensamento perverso passou na mente diabólica de Caim. Se Abel fosse abatido mortalmente como ovelha a receber na cabeça o golpe implacável da morte?

Decidido por o covarde plano em prática, chamou Abel convidando-o para ir ao campo. Talvez a explicação dele seria para que Abel pudesse auxilia-lo na colheitas dos frutos da terra. Estando no campo, Caim estava detrás de Abel. Avistou no chão verde uma pedra pesada. Dispondo de agilidade e força, agachou rapidamente e pegou o artefato. Com força, aplicou a pedra contra a cabeça de Abel, que caiu de rosto contra a terra. Abel morreu instantaneamente. Por garantia, o assassino golpeou novamente duas vezes. Ao deixar a arma do crime ao lado do corpo, afastou da horrível cena.

Na finalzinho da tarde após o assassinato, Deus perguntou onde estava Caim. Num tom cínico e sarcástico, Caim respondeu numa pergunta desdenhosa:

- Não sei. Porventura sou tutor do meu irmão?

Então o Senhor lhe disse:

- O que fizeste? O sangue do teu irmão está gritando pedindo punição a você. Por causa disso, serás amaldiçoado e nunca mais obterás o sustento da terra. Pois quando matastes o teu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparas a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você serás fugitivo no mundo.

Ao ouvir a sentença, Caim ficou atordoado e apossado em pavor. O homicida disse num tom suplicante.

- Eu não conseguirei aguentar esse duro e pesado castigo. Terei de andar pelo mundo sempre escapando e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar, vai me matar.

Ao ouvir as palavras ditas pelo amaldiçoado lavrador, Deus respondeu:

-Isso não vai acontecer. Pois se alguém assassinar você, será sete vezes punidos as pessoas da sua família como sentença. Eu colocarei em você um sinal para que ninguém possa lhe tirar a sua vida.

Assim foi posto um sinal misterioso na fronte de Caim. Este se afastou do Senhor e foi andar algumas milhas para região de Node, a leste do Edén. Quando aos pais de Caim, tiveram o terceiro filho, chamado Sete. O nascimento dessa criança trouxe consolo ao casal perante a tragédia envolvendo a morte do segundo filho. Sete foi o antepassado de Noé, o construtor da Arca. Ele é conhecido pela história do dilúvio universal, registrado desde a origem do fenômeno no Gênesis 6, até a eclosão da catástrofe ambiental dos seguintes capítulos 7 e 8 do livro.

Quanto a Caim, seguiu a própria vida. Tempo depois, casou com uma linda mulher, tendo o seu primeiro filho, chamado Enoque. Depois disso, se tornou empreendedor, fundando a cidade chamada Enoque, como homenagem ao seu filho. Segundo o historiador Josefo, Caim tinha outras atividades, que eram criminosas. Ele foi o líder de criminosos, responsáveis por crimes, incluindo roubo, assassinatos,extorsão e chantagens. Devido a sua perversidade agravada, usava de violência para se apoderar de bens alheios, adquirindo riquezas. Ele estabeleceu limites para a divisão de propriedades e medição dos pesos e medidas.

Um dos seus notáveis descendentes é Lameque. Esse cruel homem matará dois homens de distintas idades, por ter se envolvido nas respectivas brigas com as ambas vítimas. Ele confessou os crimes as duas esposas Ada e Zila:

Gênesis: 4:23-24

"Ada e Zila, escutem-me; esposas de Lameque, marque bem o que eu digo.

Matei um homem porque me feriu, e matei um moço porque me machucou.

Se a vingança sobre a morte de Caim foi sete vezes foi considerada, então se alguém me matar, será setenta vezes sete pessoas da família do assassinato.

Lameque teve três filhos e um filha:

Filhos de Ada:

Jabal, antepassado dos que criam gados e residem em barracas.

Jubal: O músico criador da flauta e da lira

A prole de Zila:

Tubalcaim: Ferreiro e criador de objetos de bronze e ferro

Naama: Irmã de Tubalcaim

Essa é a história de Caim

A história de Caim

Gênesis 4:1-16

Livro: A história dos hebreus( Flávio Josefo)

A historia de Lameque e da sua família.

Gênesis 4:18-24

M N Salomão
Enviado por M N Salomão em 16/05/2024
Reeditado em 16/05/2024
Código do texto: T8064566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.