Afinal, as aranhas dormem ou não dormem?

José, que é irmão do sogro do meu irmão, telefonou para a emissora de rádio local querendo saber do locutor ‘sabe tudo’ se é verdade que as aranhas não dormem. O locutor só deu a resposta no dia seguinte e deixou José ainda mais indignado, pois algumas palavras (ditas de maneiras indiretas) lhe ofenderam - isso contarei no final.

José então resolveu perguntar à filha Claudinete, já com 17 anos e ela transferiu a pergunta a um dos seus professores e chegou em casa com a resposta.

“As aranhas podem dormir e até mesmo ‘sonhar’ de maneira similar ao humano. Sabe-se que as aranhas odeiam todos os insetos. Então se deve esfregar cascas de limão ou laranja nos insetos. As aranhas, pelo cheiro, irão atacar e matar esses insetos”. - Isso está escrito na revista Proceeding of the National Academy of Sciences, contou a filha.

E José ficou ainda mais revoltado, raivoso, cara fechada e, se já dormia pouco, agora nada. Por sinal – é bom que se registre isso, ele na realidade se chama Romildo, e pediu que se caso eu resolvesse contar essa história, que não citasse seu nome de batismo. Ok. Vamos respeitar.

O ‘sabe tudo’ disse que se ele queria sair da dúvida que fosse perguntar a elas – aranhas, e que não fizesse mais perguntas assim, sem pé nem cabeça por telefone. Que ele tinha mais o que fazer e não ficar dando ouvido pra essas bobagens. Vejam vocês: José só queria saber se é verdade (não sei onde andou lendo isso) que as aranhas não dormem e agora essa que elas ‘sonham’ e aquilo da casca de limão...

E dando esse fato narrado e encerrado sabemos que é durante a noite que as aranhas constroem suas armadilhas, teias. Mas isso não é exclusividade só delas. E que é a noite que elas aparecem mais, também é verdade. Portanto...!