Justiça Comum

Muitos doutores incomodam-se com as manifestações dos cidadãos comuns, quando estes se vestem de "juizes" e passam a também julgar à sua maneira aquilo que vê e sente. Alerto aos incomodados que tudo que se vê nas redes sociais e nas rodas de conversa, são altamente positivas para o fortalecimento da nossa democracia. Sentimento de Justiça, para a maioria absoluta da população, traduz-se por julgamento, punição e cumprimento da pena. Quando os poderosos, com maior facilidade de obstruir ou usar as lacunas da lei para ficar cumprindo determinações em liberdade ou na espera interminável de outras instâncias, qualquer cidadão deve manifestar-se, demonstrando seu repúdio por sentir-se lesado e injustiçado nas suas necessidades mais elementares. Enquanto bandidos são soltos ou a morosidade da justiça os privilegia, temos aumentada a sensação e o gosto de fel na boca. Ao manifestar-se e apoiar-se nos seus parcos conhecimentos do direito, está fazendo uso de sua prerrogativa de dar opinião, de demonstrar seu inconformismo com tantos que o roubam diariamente, e gente que os deserdados da nação tinham como supostos benfeitores, que o usaram para fins insanos, levando o país à triste situação econômico-financeira atual. Quando vemos lideranças expressivas debochar da justiça e das instituições democráticas que alicerçam nossa tênue democracia, há que se manifestar e buscar qualquer conhecimento, para que demonstrem aos que julgam e aos que fazem leis, que é direito de todos gritar contra o que escancaradamente os incomoda. Tudo que estamos vendo meu caro amigo, é muito positivo. A cada dia vemos crescer as discussões e manifestações no país. Isso de alguma forma, com conhecimento ou não de direito e jurisprudência, de política ou de economia, tem enorme validade no sentido de que o cidadão não quer ser mais enganado, e está aos poucos se voltando para acompanhar melhor aqueles que o representam. Cabe aos que se acham mais ilustres nas ciências chegar ao nível necessário para transmitir ao cidadão comum o que existe entre o bem e o mal, e que o afetam diretamente, porém sem vieses de formação de opinião ou doutrinamento. Aquele que, fazendo uso de seu conhecimento, busca direcionar seus ouvintes, está fazendo uso de má fé e prejudicando ainda mais o cidadão necessitado. Nossa carência é enorme, mas, se aqueles que possuem algum conhecimento o usa de forma intencionada, está contribuindo para postergar a agonia dos seus irmãos mais desprivilegiados da sociedade, mantendo-os cativos e servindo de massa de manobra por aqueles mancomunados com o ilícito.

Insight 13/05/2017 publicado no Facebook

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 14/05/2024
Reeditado em 14/05/2024
Código do texto: T8063018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.