A SITUAçÃO DA IGREJA EM PORTUGAL

É do conhecimento de todos, que participam na missa dominical, que existe grande diminuição de fiéis – não só de jovens, como de crentes idosos.

Várias são as razões: A epidemia (Covid) que afastou da Igreja – por medo de contágio, – muitos católicos; a deslocação da população citadina para as preferias; o facto de muitos idosos haverem falecido, devido à epidemia; e o comodismo de alguns, que passaram a "assistir" à missa pela televisão.

Acrescentaria, igualmente, a deficiente evangelização, e o comportamento indigno de alguns sacerdotes e fiéis.

Recentemente o matutino" Correio da Manhã", de 03/03/2024, realizou pesquisa sobre a situação da Igreja Católica, em Portugal, chegando às seguintes conclusões:

A quebra de fiéis na missa é quase de 50%; no interior, apenas 10%.

Alentejo, Minho e Trás-os-Montes, assim como os Açores, foram as regiões mais afetadas, (possivelmente, digo eu, devido à emigração).

Lisboa, Madeira e o Algarve, foram as que menos sofreram, mantendo-se quase inalterável o número de fiéis.

Como é natural, a diminuição de crentes afetou a receita, no ofertório e nas caixas

As ofertas desceram de 60 para 35 milhões de euros. (Não será, em parte, devido à dificuldade financeira em que vive a Classe Média?)

Apesar das vocações sacerdotais terem diminuído, ainda se celebram 6.000 missas dominicais, celebradas por 2.655 padres. Menos 600 do que em 2014.

Foram estas as principais conclusões que o "CM", chegou, após ter contactado 32 paróquias e bispos diocesanos.

Desconfio que, alguns leitores, também, gostariam de conhecer a situação religiosa, em Portugal - Igrejas cristãs e não cristãs, colhidas no: INE, e no Censo de 2021:

Ortodoxos, em 1981 eram 2.564

“ 2021 " 60.381

Deve-se, certamente, à entrada de imigrantes do Leste Europeu

Evangélicos, eram em 2021 - 186.832

Testemunhas de Jeová, eram em 2021 – 63.609

Hindus “ “ “ - 19.471

Budistas “ “ “ - 16.757

Católicos “ “ “ - +7 milhões

Ateus, eram em 1981 – 253.786

" " " 2021 - 1,2 milhões

Há aumento significativo de Judeus, devido à lei sefardista, que autoriza descendentes de israelitas, que viveram em Portugal, terem dupla nacionalidade.

Havia, também, em Portugal, em 2021, cerca de: 36.480 muçulmanos, originários, em parte, de países árabes e nações africanas.

Devido à entrada maciça de imigrantes, nos últimos anos, é natural que os números indicados, não reflitam a verdade atual.

Humberto Pinho da Silva
Enviado por Humberto Pinho da Silva em 16/05/2024
Código do texto: T8064362
Classificação de conteúdo: seguro