🔴 Os políticos fazendo a festa

No bom sentido, a festinha do “donatário” da “capitania hereditária” do Maranhão e ex-presidente, José Sarney, reuniu muitos políticos que, inocentemente, achávamos que eram inimigos. Randolfe Rodrigues proporcionou um beija-mão cinematográfico. A sabujice lembrou, automaticamente, uma reverência ao chefão da máfia Don Vito Corleone, porém era o “Coroné” do Maranhão, Sarney, outro propositor de “propostas irrecusáveis”.

As nababescas homenagens ao velho governador do Maranhão remeteram ao ‘Baile da Ilha Fiscal’, o último suspiro da monarquia. Quem sabe, as coincidências não parem por aí! De fato, essa festa e os estertores da realeza foram muito parecidos.

Talvez, Glauber Rocha tenha filmes menos assistidos pelo público e mais aclamados pela crítica. No entanto, não vou falar de ‘Deus e o diabo na terra do sol’, ‘Terra em transe’ ou ‘Barravento’, mas ‘Maranhão 66’. O título parece remeter a em longínquo e inesquecível verão no Nordeste, porém é um curta-metragem exaltação encomendado pelo maranhense José Sarney. O filminho é um documento histórico que mostra quanto um governador muito promete, e a realidade prova que nada entrega. A peça pode ser encontrada no Youtube.

O cineasta é o caso de quem tem filmes difíceis de assistir, mas excelentes para citar. Sem agradar ao gosto médio dos cinéfilos, conseguiu transformar sua deficiência comunicativa em estética, então, seus filmes são “cult”.

O “feudalista” Flávio Dino, claro, também esteve lá. Esse ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que atende pelo sobrenome jurássico, trafegou pelos três poderes. O homem que desafiou Montesquieu e a independência dos Três Poderes, já havia desafiado a lógica ao receber a “Dama do Tráfico” e visitar uma “bocada” enquanto era o ministro da Justiça. Velhos “coronéis” fingem que a ameaça do maranhense é a extrema-direita, mas, na verdade, é a extrema pobreza.

O estado nordestino tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) oposto ao aumentativo do seu nome. A unidade federativa recordista em dependentes do ‘Bolsa Família’ infelizmente é mantida como refém de políticos que riram e fartaram-se enquanto dão as costas para o povo.

🔵 “O Brasil foi dormir com Tancredo Neves e acordou com José Sarney. É o túnel no fim da luz”.

(Millôr Fernandes)

RRRafael
Enviado por RRRafael em 01/05/2024
Código do texto: T8054414
Classificação de conteúdo: seguro