Canto de gratidão

Na imensidão das experiências humanas, as sensações físicas moldam nossa percepção do mundo. Desde a fome que nos impulsiona a buscar alimento até o frio que nos faz buscar o sol, essas sensações nos conectam à realidade física que habitamos. No entanto, por trás dessas sensações primárias, reside um tecido complexo de emoções e relacionamentos que dão cor e significado à nossa existência. É neste contexto que o amor, a gratidão e as relações familiares se destacam como elementos fundamentais da nossa jornada.

Caso não sentíssemos fome, frio, calor, sede e tantas outras sensações, talvez não sentiríamos amor, gratidão, e nem lembraríamos de nossas mães, amigas, e de todos aqueles que deixam marcas indeléveis em nossas vidas. Afinal, são essas experiências sensoriais que nos colocam em movimento, que nos fazem buscar conforto, alimento e companhia. E é no calor dos abraços maternos, na ternura das palavras de uma amiga, que encontramos um refúgio contra as intempéries da vida.

Assim, a história concreta nos mostra que a lembrança mais antiga é a nascente da existência. O primeiro ser a ser. A primazia da vida. O nascimento de toda a vida humana. Somente o nascimento de uma mãe para perceber quais as melhores sementes para cultivar. Quais as melhores águas a pescar, quais lugares para se abrigar, onde se proteger e viver. O amor nascendo do confronto entre o ser e o viver. É na experiência materna, na doação desmedida e no aprendizado silencioso que encontramos a essência do amor verdadeiro. É o vínculo materno que nos ensina a sermos humanos, a sermos gratos, a reconhecermos a importância de cuidarmos uns dos outros em uma jornada compartilhada.

Portanto, a consequência é uma onda de gratidão que precisa ser entoada em voz alta. Em alto ressonância até o infinito acabar. Até que só haja números primos para contar. A gratidão pela vida, pelas escolhas, pelas plantas passadas. Mãe, eu te amo. Em cada batida do coração, em cada sorriso, em cada lágrima, é o amor de mãe que nos sustenta, nos fortalece e nos guia. É uma canção eterna, entoada com o mais puro sentimento, que ecoa pelos séculos, lembrando-nos do poder transformador desse amor incondicional.