Professor e Senador ANTÔNIO LUIZ MAYA: Uma Vida de Dedicação e Legado

Antônio Luiz Maya (1926-2009), um personagem importante na história do Tocantins, foi um homem de múltiplos talentos e profunda dedicação ao desenvolvimento educacional e cultural do estado. Filho de Joaquim Maya Leite e Ana de Macedo Maya, nasceu em Porto Nacional, onde deixou uma valiosa marca como teólogo, professor, intelectual, poliglota, escritor, cronista, orador, conferencista, líder comunitário e político.

Educado em Roma, na prestigiada Pontifícia Universidade Gregoriana, professor Antônio Maya voltou ao Brasil com um extenso currículo acadêmico. Em 1952, foi ordenado sacerdote, tornando-se monsenhor e vigário geral da diocese de sua terra natal, a centenária Porto Nacional.

Logo assumiu outras posições de destaque em duas das instituições mais importantes no “Norte Goiano”, como Diretor do Seminário São José (antigo Convento Santa Rosa de Lima) e professor e diretor do Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus.

Sua carreira no magistério foi complementada por sua atuação em Goiânia, em 1971, como pró-reitor de Graduação e em diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Secretaria de Educação de Goiás.

Em meados da década de 1980, ele teve relevante participação ao lado de Siqueira Campos, Darci Coelho, Raimundo Boi, Brito Miranda, José Freire e outros líderes na luta emancipatória pela divisão de Goiás. Após a histórica vitória celebrada com a promulgação da Constituição Federal, Maya compôs a chapa das primeiras eleições estaduais.

Assim, professor Antônio Maya foi o primeiro Senador da República eleito pelo Tocantins, em 15 de novembro de 1988, passando a representar o povo tocantinense em Brasília, onde se destacou por sua atuação em prol da educação.

Após seu mandato, retornou a Palmas, assumindo a presidência da Comissão Diretora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e foi reitor dessa mesma instituição, continuando sua luta pela melhoria dos sistemas educacionais.

Fluente em italiano, espanhol e francês, com conhecimentos em latim e inglês, professor Antônio Maya também era um escritor dedicado, membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL), e um incansável estudioso dos problemas educacionais, além de interesses em arte, espiritualidade e cultura.

Casado com a professora Celni Aires de Abreu Maya por 37 anos, teve três filhos (Nilceana Maya Aires de Freitas; Antônio Luiz Maya e Fábio Luiz Aires Maya) e 6 netos, cultivando uma família que compartilhava seus valores de apreço pela educação e serviço público.

Seu legado perdura não apenas através de suas contribuições educacionais, culturais e políticas, mas também na vida das pessoas que ele tocou. Seu nome vive em instituições como o Colégio Militar do Estado do Tocantins – Professor Antônio Luiz Maya (Palmas), a Escola Técnica Federal - Senador Antônio Luiz Maya (Porto Nacional), e na memória coletiva de todos que o conheceram como um verdadeiro líder e um defensor fervoroso da educação.

Professor Antônio Luiz Maya partiu em 2009, mas deixou um legado de dedicação e liderança que continuará a inspirar gerações futuras em Porto Nacional e em todo o Tocantins. Uma vida tão rica em contribuições merece ser lembrada, não apenas como um belo capítulo da nossa história, mas como um exemplo a ser seguido!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior