JUAREZ MOREIRA FILHO: Voz Literária do Tocantins

Juarez Moreira Filho, um ilustre personagem do Tocantins, tem sua trajetória marcada por uma versatilidade impressionante que abrange o direito, a educação e, de forma notável, as letras. É reconhecido como um dos maiores nomes da literatura regional tocantinense.

Nascido em 3 de julho de 1953 no interior do Piauí, Juarez Moreira Filho emergiu como uma intelectual e profissional proeminente na centenária cidade de Porto Nacional, no coração do Tocantins, bem como alcançando destaque em todo o Brasil, graças ao seu profundo engajamento com a literatura e a cultura.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e com especializações que percorrem desde Ciências Políticas até Estratégias Nacionais, Juarez Moreira Filho não só dominou o âmbito jurídico, mas também se imortalizou no campo literário como romancista, contista, biógrafo e memorialista. Sua dedicação às artes o levou à fundação e presidência da Academia Tocantinense de Letras (ATL), onde ocupa a cadeira número 4, cujo patrono é o padre Luso de Barros Matos.

O legado literário de Juarez Moreira Filho é realmente rico e diversificado, compreendendo mais de doze obras publicadas, entre romances, biografias, memórias e contos que capturam a essência da vida brasileira, com um olhar especial para as nuances e cores do estado do Tocantins.

Seus textos são uma ponte entre o passado e o presente, trazendo reflexões profundas e envolventes sobre a sociedade e a cultura.

Seu primeiro livro, "O Oco do Mundo", é uma viagem nostálgica à sua infância, entrelaçando memórias e saudades com o entusiasmo e emoções de suas travessuras juvenis. Em "A Sombra do Ipê" e "Tipos de Rua", Juarez exibe seu talento para a crônica, oferecendo ao leitor um retrato vívido e afetuoso da vida nas cidades interioranas do Brasil.

“Risos e Lágrimas” é um livro de memórias sobre Juarez Rodrigues Moreira, pioneiro e desbravador que chegou na região de Dueré em 1946, onde tornou-se vereador e prefeito na década de 70. Falecido em 1º de maio de 1994, deixou como sucessor político seu filho, atual vice-governador Laurez da Rocha Moreira.

A trajetória de Juarez Moreira Filho é um bonito exemplo dos dons, da criatividade inata e da enorme capacidade que a literatura tem de influenciar e inspirar as pessoas e comunidades.

Ele escreve com maestria sobre o nosso querido Tocantins; mas não só isso, pois transmite sua alma e sentimentos em suas belíssimas obras, tornando-se um elemento precioso que enriquece a identidade cultural de nosso estado.

Aquele menino do sertão, que depois migrou para o antigo “Norte Goiano”, outrora isolado pela falta de comunicação, oportunidades e instrução, é hoje um mestre das letras, cuja obra é uma fonte inesgotável de inspiração e admiração.

Essa é uma singela homenagem que dedicamos a Juarez Moreira Filho não só como um acadêmico e escritor, mas como um visionário, artesão do saber, desbravador cultural, figura icônica e talentosa, que pintou o cenário dessa terra abençoada com as cores apaixonadas, intensas e profundas de suas palavras.

Seu legado literário e acadêmico continuará a inspirar futuras gerações, fortalecendo e abrilhantando o belo acervo cultural do Tocantins e do Brasil.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior