Dr. FRANCISCO AIRES DA SILVA: Pioneiro da Medicina e Desenvolvimento no Tocantins

Dr. Francisco Aires da Silva, médico, professor, escritor, jornalista, radialista, agropecuarista, empreendedor, deputado federal e patriarca de numerosa e importante família. Ele foi um visionário, um humanitário e um líder incansável que atuou intensamente pelo progresso e bem-estar do “Norte Goiano”, hoje Tocantins.

Sua bela trajetória nos inspira a relembrar um homem que não só tratou de enfermidades e moléstias, mas curou a alma, fortaleceu pensamentos e ideais, e tocou profundamente os corações de uma comunidade inteira com sua dedicação, liderança e amor.

Nascido em Porto Nacional, Dr. Francisco Aires da Silva tornou-se o único médico para a vasta região do Baixo e Médio Rio Tocantins, durante mais de 40 anos. Em um tempo quando o acesso a cuidados médicos e hospitalares era extremamente escasso, ele foi a esperança de inúmeras famílias, enfrentando desafios e apuros inimagináveis para alcançar centenas de pessoas em necessidade. Sua jornada, repleta de contratempos e dificuldades, é um belo exemplo de seu compromisso inabalável com seu povo e sua terra.

Dr. Francisco Aires da Silva, como visionário e desbravador, trouxe inovações como o primeiro automóvel Ford e o primeiro caminhão Chevrolet à Porto Nacional, revolucionando o transporte e abrindo novas vias para o progresso.

Além de sua vocação médica, Dr. Francisco Aires da Silva foi um homem de muitos talentos e paixões. Como jornalista e radialista, ele fundou e dirigiu o jornal "Norte de Goiaz", defendendo fervorosamente o desenvolvimento regional por cerca de meio século.

Seus artigos e crônicas e sua voz alcançaram olhos atentos e ouvidos longínquos, trazendo atenção às necessidades e potencialidades do “Norte Goiano”. Seu trabalho como radialista e jornalista promoveu um despertamento para dura realidade de abandono que prevalecia em centenas de povoados e vilas, envolvendo grande número de comerciantes, fazendeiros, líderes comunitários, religiosos etc. na luta pela emancipação de Goiás.

Suas iniciativas de trazer os primeiros veículos automotores e introduzir o rádio e o telégrafo na cidade mostram seu profundo desejo de conectar e modernizar a região.

Sua vida política também foi marcante. Serviu como deputado federal por cinco mandatos, de 1914 a 1930, no Rio de Janeiro (então capital federal), dedicando-se a projetos de lei e iniciativas governamentais que beneficiavam diretamente os portuenses e demais cidadãos goianos.

Contudo, sua verdadeira grandeza talvez tenha sido demonstrada quando, no auge de sua carreira política, escolheu renunciar ao seu mandato para estar ao lado de sua esposa nos momentos finais de sua vida. Esse gesto de amor e dedicação é um raro exemplo de integridade e compromisso familiar.

Sua viagem para assistir a sua esposa na cidade onde ambos nasceram, Porto Nacional, foi uma verdadeira epopeia. Partiu do Rio de Janeiro de navio à vapor até Salvador (Bahia). Daí seguiu para o oeste baiano, em trem de ferro, até Barreiras. No trecho final, de Barreiras até Porto Nacional, distância de aproximadamente 500 km, de estradas precárias e trilhas íngremes, percorreu a cavalos, em trote. Foram necessárias muitas semanas, atravessando longos trechos inóspitos e despovoados, tendo que trocar os cavalos a cada vez que um deles não resistia a penosa cavalgada.

Após o falecimento de sua esposa, Dr. Francisco Aires da Silva dedicou-se ainda mais profundamente ao seu povo, mergulhando intensamente em atividades comunitárias e contribuindo para a saúde e educação de Porto Nacional.

Essa narrativa dramática e emocionante dos últimos momentos ao lado de sua amada esposa está registrada em seu “Diário de Viagens”, que se tornou um documento histórico extremamente importante, que ilustra claramente as adversidades da vida e a escassez de comunicação e recursos nas localidades do “Norte Goiano”.

Dr. Francisco Aires da Silva é um exemplo especial de como um profissional idealista e cheio de sonhos pode impactar profundamente uma comunidade. Seu nome, eternizado no Hospital Geral de Palmas (HGP), continua a inspirar médicos, enfermeiros, gestores, líderes e cidadãos a buscar a excelência e a dedicar-se ao serviço dos outros. Sua vida não foi apenas uma série de conquistas importantes; foi uma mensagem de compaixão, inovação e liderança incansável.

Esse texto é uma singela homenagem a esse nobre cidadão portuense, que hoje faz parte do imaginário popular tocantinense, representando o que há de melhor em seus múltiplos aspectos; pessoa singular, ser humano compassivo, profissional dedicado, concidadão altruísta, pai honrado, esposo exemplar, empresário progressista, líder magnífico, uma figura icônica, uma verdadeira fonte de inspiração e motivação para todos tocantinenses.

Por tudo isso e muito mais, hoje celebramos não apenas um médico ou um político, mas um verdadeiro filho do nosso querido Tocantins, cujo legado transcende gerações. Dr. Francisco Aires da Silva, o pioneiro da medicina e desenvolvimento no Tocantins, permanecerá sempre em nossas mentes e corações, sendo lembrado perpetuamente como um símbolo de ousadia e espírito sonhador de sua amada terra!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior