Jerry Bocchio e os Ratos na Padaria – Capítulo VI: Os Astros Talvez Não Mintam, Mas...

A situação estava ruim para o meu lado. Eu tinha acabado de ajudar a descobrir um esquema de especulação imobiliária daqueles bem safados e, por consequência, salvei a Padaria Nova Caledônia de fechar as portas. Mas, por algum motivo, a Vidente Solange, aquela lá do começo da história, que tinha falado para o Seu Rogério vender a padaria e depois me dito para não investigar o caso, do nada disse para todo o mundo que eu tenho "pacto com encostos".

De onde essa mulher tirou essa ideia? Nem ela sabe dizer o que é um encosto quando perguntam isso pra ela. E por que ela resolveu falar isso de mim sendo que a pessoa que foi presa pelo esquema foi outra?

Eu lembro que quando eu falei com Jorge Abílio, o corretor imobiliário preso, pela primeira vez na Padaria Nova Caledônia, ele havia me dito que era seguidor da Vidente Solange. Eu lembro também que, num acesso de raiva, eu havia dito que "o encosto sou eu". Será que isso teve influência?

Eu fui fazendo essas ligações na minha cabeça. A Vidente Solange apareceu na padaria para incentivar o Seu Rogério a vendê-la depois da aparição do Jorge Abílio. Até aí é lógico, não teria como ela aparecer antes – essa conversa mole de vidente, paranormal e astros não me convence, viu?

Depois ela veio ao meu escritório falando para eu não investigar a aparição dos ratos após uma conversa minha com o Jorge Abílio. De novo o Jorge Abílio precisou aparecer antes dela. Como ela sabia da minha pretensão de investigar? Será que Jorge Abílio tinha uma ligação com ela?

Tem uma chance de aparecer um padrão aí. Mas só duas coincidências não fazer um padrão. Então, sentei em minha mesa e liguei para o Tom, enquanto mexia no computador:

– Tom, me tira uma dúvida: a Polícia divulgou a prisão do Jorge Abílio para a imprensa?

– Ainda não.

– Nem tinha repórter?

– Também não. Por que você tá perguntando isso? Tem a ver com o vídeo da Vidente Solange?

– Você também viu, é?

– A Maria segue ela nas redes sociais. Ela mostrou o vídeo pra mim. Você deve ter alugado um apartamento mesmo na cabeça dessa vidente, viu? A Maria disse que ela não postou os conselhos dela ontem à noite e chegou hoje falando justo sobre você.

– Ontem à noite? Você diz na hora que a Polícia foi atrás do Jorge Abílio, né?

– Mais ou menos por aí. Você ainda tá desconfiando dela, né?

– Você nem imagina o quanto, Tom.

Enquanto eu falava com Tom, eu ia procurando na internet alguma notícia sobre a prisão de Jorge Abílio. Sem resultado nenhum. Nem mesmo nas redes sociais dele tem alguma postagem do tipo. Então eu perguntei ao Seu Rogério, que ainda estava no meu escritório, vendo toda a situação:

– Seu Rogério, ela fala alguma coisa mais sobre mim no vídeo?

– Não, só isso mesmo.

Isso ainda não provava minha teoria, que começava a tomar corpo.

– Você sabe que horas começa o programa dela, Seu Rogério?

– Umas três horas.

Levantei e peguei minhas coisas correndo. Seu Rogério perguntou:

– Onde você vai, J.B.?

Eu, já chegando na porta, virei para ele e falei rapidamente:

– Preciso consultar o meu futuro.

Seu Rogério e eu saímos do meu escritório. Sem falar muito, me despedi dele e fui correndo até a rádio onde trabalha a Vidente Solange, a Rádio 88. Ela faz parte de um programa chamado "Tarde Astral", onde ela e um outro apresentador chamado Fernando ficam falando aquelas baboseiras todas.

Cheguei na entrada para o estacionamento da Rádio 88. Havia uma cancela e uma guarita ao lado. Tentei passar pela cancela como quem não quer nada, mas o segurança logo saiu da guarita e gritou:

– Parado aí, rapaz! Cadê a sua identificação?

Eu precisava inventar algo rápido. Se eu falasse quem eu era, ele provavelmente não deixaria eu entrar.

– Eu... Vim para uma entrevista de emprego.

Porém, o segurança deu um sorriso malicioso e me respondeu:

– Você não me engana não, viu? Você é aquele detetive Jerry Bocchio. Aqui você não é bem vindo. Dá o fora daqui, anda!

Eu não sou bem vindo? Talvez aquela vidente não queira que eu apareça pra falar com ela mesmo.

Pra evitar mais problemas, e porque o segurança já tinha chamado mais gente no rádio dele, eu decidi sair pra pensar em algum outro plano. O segurança ficou me olhando até eu virar a esquina mais próxima do estacionamento da rádio, saindo do campo de visão dele.

Eu me sentei na calçada mesmo, ao lado de uma banca de jornal. Fiquei com a cabeça baixa, tentando pensar em algo, quando eu recebo uma mensagem no celular. Era o Tom falando para eu olhar para o outro lado da rua. Quando eu levantei a cabeça, vi o carro dele estacionado. Fiquei surpreso com o que vi. Então me levantei e fui até o carro.

No carro estavam Tom, vestindo um uniforme da Padaria Nova Caledônia e o Seu Rogério. Tom destravou a porta de trás e disse pra eu entrar no carro. Entrei ainda chocado com a situação. Tom, antes que eu dissesse algo, virou para trás e resolveu falar:

– Eu imaginei que você viria até aqui, Jerry. Bem a sua cara mesmo fazer esse tipo de coisa.

– Tá, mas, por que você está aqui também? E vestido desse jeito? E trouxe o Seu Rogério junto?

– Como eu disse, eu imaginei que você viria depois que nós conversamos pelo telefone, então, eu saí correndo da Delegacia para o seu escritório pra evitar de você fazer alguma besteira. Só que, quando eu cheguei lá, você tinha acabado de sair correndo. Aí eu vi o Seu Rogério, que estava lá, e nós conversamos.

– Sei. E vocês vieram pra me convencer a não fazer isso. Mas não explica porque você está com o uniforme da padaria.

Foi então que o Seu Rogério também virou para trás e interveio na conversa:

– Aí é que você se engana, J.B.! A gente veio te ajudar a entrar.

Tom continuou:

– É, você deve ter ficado nervoso com a Vidente Solange, mesmo, Jerry. Até esqueceu de bolar um disfarce pra entrar.

E o Seu Rogério finalizou:

– Mas não se preocupa que a gente pensou nisso. Aí do seu lado tem uma sacola com uma camisa, um avental e uma redinha de cabelo da padaria. Se troca aí no banco de trás mesmo e a gente vai tentar passar pelo segurança.

Ao terminarem de falar isso, os dois se viraram para a frente de novo. Eu vi a sacola do meu lado e comecei a pegar a roupa que estava dentro. Enquanto eu ia me trocando, eu perguntei:

– Tom, você não vai se encrencar com o Capitão?

Com um ar meio de confiança, meio de desprezo, Tom respondeu:

– Humpf! Quando eu aparecer lá com a Vidente Solange algemada, ele vai esquecer tudinho.

– Você tem tanta certeza assim que vai dar certo, Tom?

– Digamos que eu já vi você fazendo isso antes, Jerry.

Eu coloquei a roupa e Tom deu a partida no carro. Eu perguntei o plano e ele só disse "segue o fluxo". Uma coisa que nós costumávamos falar um ao outro quando éramos parceiros na Polícia.

Chegamos à cancela do estacionamento da Rádio 88. O segurança saiu da guarita e veio em direção a nós. Tom abaixou apenas o vidro do lado dele. O segurança chegou até a janela de Tom e disse:

– Identificação.

– Nós somos do Delivery. A produção do programa "Tarde Astral" encomendou três sanduíches de metro, um bolo, uma torta holandesa e três refrigerantes.

Caramba! Isso deve ter saído caro!

O segurança tentou olhar para mim no banco de trás. Eu abaixei a cabeça fingindo mexer no celular pra tentar enganá-lo, com muito medo de não dar certo. Por sorte, a escuridão do carro e o Insulfilm nas janelas do carro de Tom conseguiram convencer o segurança. Ele pediu para Tom esperar e voltou para sua guarita. Depois de uns cinco minutos, ele voltou para falar com Tom:

– Eles disseram que não encomendaram nada!

Tom, atuando, virou para o Seu Rogério e disse:

– Ih, rapaz! Será que a gente cometeu um erro chefe?

– Que droga! Vamos ter que aplicar a política de entregas erradas da padaria.

O segurança, curioso, perguntou:

– Que raios de política é essa?

Tom virou para ele e respondeu:

– Quando a nossa padaria faz uma entrega errada, a pessoa tem direito de ficar com todo o produto de graça e sem pagar a taxa de entrega.

– Vocês estão de brincadeira com a minha cara, é?

– Não, seu guarda! É sério!

– Deixa eu ver o porta malas!

Tom saiu do carro e foi com ele ao porta malas. Pelo que eu ouvi da conversa, afinal eu não queria virar o rosto para o segurança não me identificar, o segurança conferiu e estava tudo lá, como Tom havia descrito.

Nessa hora eu me emocionei. O Seu Rogério abriu mão de uma boa produção dele pra me ajudar a limpar meu nome. Olha, se eles não são meus amigos, eu não sei do que os chamar.

Tom voltou para o carro e o segurança voltou para a guarita. Depois de mais uns cinco minutos, ele liberou a cancela. Quando Tom passou pela guarita, o segurança deu as coordenadas para ele e disse que uma pessoa da produção estaria nos esperando na porta de entrada.

Dito e feito, quando Tom passou pela entrada, justamente o apresentador, Fernando, estava nos esperando. Tom e Seu Rogério desceram do carro e, quando eu ia descer, o Seu Rogério só olhou pela janela e disse:

– Opa! Jaime, dá só a baixa no aplicativo antes de descer do carro, beleza?

Pelo que eu entendi, esse Jaime era eu e era pra eu esperar mais um pouco antes de descer. Então, fiquei no carro e só ouvi a conversa:

– Olá! Namastê! Eu sou o Fernando, apresentador do Tarde Astral, tudo bem?

– Oi, eu sou o Rogério! Muito prazer! Minha filha acompanha muito o programa de vocês!

– Ah, que ótimo! Bem que a Vidente Solange disse que iríamos ganhar um presente dos astros hoje. Olha como os astros não mentem, não é mesmo?

Tom abriu o porta malas e simplesmente jogou as sacolas com os refrigerantes no peito do Fernando.

– Meu Deus! Como sou descuidado! Você se machucou, senhor Fernando?

– Ai! Não muito! Nada que um banho de sais com cúrcuma não resolva, não é? Hehehe!

Seu Rogério apareceu na cena:

– Poxa vida, Rubens! Pare de ser desastrado desse jeito!

Bom, pelo visto, o Tom é o Rubens. Fernando, vendo a bronca encenada do Seu Rogério no Tom, digo... Rubens, interveio:

– Senhor Rogério, não faça isso com ele, coitado! Isso atrai energias negativas. Temos que ter mais gratidão! Olha, eu sou grato por ele ter batido com essa sacola no meu peito porque é uma prova que eu tenho saúde pra aguentar pancadas.

Pelo amor de Deus! Esse povo é muito, mas muito esquisito!

Seu Rogério pediu desculpas, pegou as sacolas com os refrigerantes e a torta holandesa e perguntou se Fernando poderia levar para que ele pudesse levar o bolo. Fernando, mesmo depois da pancada no peito, aceitou. Os dois foram indo na frente. Aí sim, Tom me chamou para ajudar a levar as caixas de sanduíche de metro. Tom ficou na frente e eu fui seguindo ele, de cabeça baixa, só dando uma olhada para saber onde estávamos indo. O problema é que um dos sanduíches era de salame, e o cheiro estava me abrindo o apetite.

Fernando, como é um sujeito super otimista, ficava apresentando todas as salas para nós no caminho. Mal sabia ele que a nossa intenção era a de questionar a Vidente Solange. Já pensou se um sequestrador aparecesse lá? Ele não teria nenhum trabalho... Bom, talvez com o segurança.

Chegamos à sala onde deveríamos deixar a encomenda. Segundo Fernando, era a sala de som do programa. Haviam duas mulheres na sala que tinha uma mesa de som, uma janela que dava para um estúdio, um tripé com uma câmera apontada para a janela, provavelmente a câmera que grava os vídeos para a internet, e uma mesa redonda grande no centro. Infelizmente, a Vidente Solange não estava lá. Fernando foi apresentando as duas moças:

– Gente, esse aqui é onde a gente trabalha quando não estamos no ar. Aquela ali é a Luna, nossa técnica de som. Fala oi para os nossos novos amigos, Luna!

– Namastê!

– E aquela é a Sol, nossa diretora. Oi, Sol!

– Namastê!

O que significa "namastê"?

Tom me cutucou e apontou para o estúdio. A Vidente Solange estava lá, se maquiando. Eu precisava sair escondido, mas precisava de uma deixa. Foi quando a diretora, Sol, disse:

– Por que vocês não ficam conosco um pouquinho para celebrar esse presente que os astros nos deram? Os mensageiros também precisam ser recompensados.

Olha, é sério! Se alguém com más intenções quiser fazer algo com esse pessoal... Nem vou terminar a frase.

Tom e eu colocamos os sanduíches de metro na mesa do centro. Aí Tom virou para os três e disse:

– Uau! Uma mesa de som! Eu sempre quis ver uma de perto!

Os três produtores levaram Tom e o Seu Rogério para mostrar a mesa de som completamente empolgados e eu fiquei lá, parado, sozinho na mesa do centro. Aí que eu me toquei: era a deixa! Saí de fininho da sala, não sem antes pegar um pedaço do sanduíche de salame, e fui em direção à porta do estúdio onde estava a Vidente Solange.

Geralmente, eu levaria mais tempo para achar a porta correta, mas o tonto do Fernando foi apresentando tudo pra nós no caminho, né?

Tirei aquela redinha do cabelo, o avental e abri a porta. Logo já fui ouvindo da Vidente Solange:

– Ai, Fernando! Já disse que não é pra entrar enquanto eu estiver me maquiando! Isso atrai... Ora, Ora! Se não é o Jerry Bocó! Largou a carreira de detetive pra trabalhar na padaria, é? Hahahaha!

Conforme eu fui entrando, eu fui falando:

– Pensei que você seria mais grata, a exemplo dos seus colegas.

– Pffff! Eu, hein? Aqueles otários!

Após entrar, fechei a porta e continuei:

– Por que "otários"? A senhora não compartilha das ideias deles?

– Qual é? Sejamos francos! Você passou um tempo com eles, não foi? Cinco minutos já bastam pra ver como eles acreditam em maluquices!

– Inclusive as que você fala?

– Bom... Aí... Já são outros quinhentos, né? Tem coisa que a gente tem que falar pra agradar. Mas, enfim... Você está aqui porque quer limpar seu nome né? Esquece isso! Você me prejudicou, então eu acabo com a sua carreira!

Opa, opa, opa! Como assim eu prejudiquei ela?

– Eu te prejudiquei? Como? Por acaso a senhora teria ligação com o Jorge Abílio?

– Não sei! Só sei que você disse que era um encosto. Agora vai pagar pelo que disse.

Haha! Falou besteira!

– É, de fato, eu disse isso! Mas eu disse isso para o Jorge Abílio, não para você. Como você sabia?

– Eu sou uma vidente, esqueceu?

– Ué, não foi você que acabou de dizer que isso era maluquice e que dizia essas coisas "pra agradar"?

A Vidente Solange, que eu vou, a partir de agora, me recusar a chamá-la desse jeito, me dando o direito de chamar apenas de "Solange", se calou com uma feição de preocupação. Sabe de uma coisa? A certeza de impunidade faz as pessoas cometerem atos falhos com muita frequência.

Solange voltou a sorrir maliciosamente e disse:

– Ai, Jerry Bocó! Você quase me pegou nessa. Só tem um probleminha.

– Qual?

– Você não tem como provar nada disso! Jerry Bocó! Hahahaha!

Yes! É isso aí! Rapaz, como eu amo quando um suspeito diz essa frase! "Você não tem como provar" é quase uma confissão!

Durante o riso descontrolado de Solange, a voz de Tom apareceu no estúdio dizendo:

– Gente, me perdoa! Eu sou muito desastrado! Eu apertei o botão que colocava o programa no ar sem querer e ele transmitiu toda essa conversa de vocês dois ao vivo!

Solange mudou a feição dela de uma risada descontrolada para um medo embranquecedor, como um personagem de um filme de terror que acabou de encontrar o fantasma cara a cara. Deve ter sido rápido, mas eu vi tudo como se fosse em câmera lenta.

Ao olharmos para a janela que dava para a sala de som, vimos Tom e o Seu Rogério nos olhando com um olhar de satisfação e os três produtores decepcionados. Foi então que Tom falou ao microfone de novo:

– A propósito, Solange Maria Abraão, a senhora está presa!

Fernando estava certo? Talvez. Afinal eles ganharam um presente bem grande, se livraram de uma charlatã. Pode até ser que os astros não mintam, mas as pessoas que dizem que os lêem, aí é outra história.

Solange foi investigada pela Polícia pelo envolvimento com a especulação imobiliária de Jorge Abílio e descobriram mais do que isso. Solange era a dona da empresa que contratava Jorge Abílio e que, além dele, a empresa também mandava em vários outros corretores agindo do mesmo jeito pela cidade. Também descobriram lavagem de dinheiro e outros golpes que ela praticava se valendo das crenças das pessoas.

O problema é que ainda existem pessoas que acreditam na palavra dessa mulher. Mesmo presa, mesmo com tanta coisa saindo na mídia. Não são mais tantas quanto antes, mas ainda existem.

O Doutor Álvaro Boa Morte perdeu de vez a licença dele para praticar medicina. Porém, ele agora tem um canal no YouTube dando dicas sobre saúde. E o pior é que o nome dele foi o que chamou a atenção do público para o canal: "Boa Morte pra Você". Esse povo da internet também é bem esquisito.

Quanto ao Seu Rogério e a Padaria Nova Caledônia, eles reabriram. Seu Rogério perdoou Zé Maria por ele ter colocado os ratos e prometeu não ficar fazendo tantas brincadeiras mais com ele. A Renatinha, depois do ocorrido, largou de mão da Vidente Solange. Na festa de reinauguração, eu conversei com o Seu Rogério:

– Seu Rogério, muito obrigado pela ajuda. Você abriu mão de uma boa parte do seu estoque pra me ajudar.

– Não, J.B.! Eu tava com a padaria fechada. Eu comprei quase tudo aquilo. Só os refrigerantes que eu tinha.

– Aaaah! Mesmo assim! Deve ter sido caro.

– Que isso, J.B.! Aquilo foi pouco ainda! Você me ajudou a recuperar a padaria, rapaz! E tem mais! Meu filho tinha um escritório num prédio comercial perto de onde você trabalha. É um escritório bem maior do que o seu. Eu ia alugar ele, mas eu deixo você ficar lá, só precisa pagar o condomínio e as despesas. O valor fica quase o mesmo do que você paga atualmente.

– Que isso, Seu Rogério! Eu não preciso de escritório maior não!

– Ué, e quando você tiver seu ajudante? Seu escritório fica pequeno!

– Mas eu não tenho condições de pagar ajudante.

– Ah, J.B.! Do jeito que você é bom, daqui a pouco vai precisar contratar um. Hehehe.

Esse Seu Rogério tem uma confiança em mim que até eu mesmo me espanto. Bom, espero que ele tenha poderes sensitivos, né?