Eufemismo à soviete

Nos tempos duros (sangrentos) do stalinismo os soviéticos podiam ser detidos por qualquer motivo e enviados para as distantes prisões siberianas. Quem quiser conhecer bem o que ocorria então deve ler Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsyn, minha atual leitura.

Mesmo pequenos crimes, como roubar um pepino, uma espiga de milho, duas batatas e até mesmo um carretel de linha, eram severamente punidos, às vezes com dez anos de reclusão.

No caso do roubo de um retrós, um carretel de linha, como ficaria ridículo registrar a ocorrência desse modo e com uma pena tão excessiva, então os policiais registravam o roubo de “200 metros de material de costura”.

Para eles a coisa ficava bem melhor assim, não? E muito, muito pior para o pequeno ladrão ou ladra. Que roubavam por necessidade, por escassez de alimentos e outros recursos, não porque fossem bandidos.

Na Rússia do (filho da) Putin - amigo do descondenado que nos governa e do imbecil que nos governou antes dele, ambos com certas tendências stalinistas - a coisa também não é diferente para quem critica ou faz denúncias envolvendo o governo do criminoso de guerra.

Não nos esqueçamos que Alexei Navalny (1976-2024) recentemente "morreu de frio" depois de uma caminhada pelos arredores da prisão siberiana onde estava detido.