🙏35🙏 - O SENHOR MORTO

               Nasci em Ruy Barbosa, município do Estado da Bahia, cujos habitantes originais foram os indígenas Maracás.

       Em época da Semana Santa, sociedade em que predominava o catolicismo, alguns fieis mais extremistas vestiam-se de preto e jejuavam. O tempo era de contrição, proibido à criança brigar, xingar e mastigar chiclete, sob pena de condenação eterna e sem salvação, ao FogoDoZinferno.

          Entre os rituais religiosos havia a cerimônia do "Senhor Morto", que eu tinha medo extremo, diria, até, verdadeiro pavor de Cristo. Os altares e os anjinhos eram todos escondidos por sob um manto roxo e um cristo enorme, ensanguentado, com profundas feridas, "indecentemente" quase nu, aparecia misteriosamente no centro da igreja e as pessoas o reverenciavam caminhando ao redor de cabeça baixa (olhar era desrespeitoso), em sentimento profundo e até tocavam aquele pé cheio de sangue com fé em alcançar o perdão dos seus próprios pecados.

          Assombrada, só sei que eu sempre fugia da igreja para desespero de mãe, evitando tocar naquele morto tão feio e penoso. Porém, certa vez, com amiguinhas travessas, lá pelos meus 7 anos, em ato heróico, fomos cutucar o esconderijo desse cristo machucado, que me provocava tanto horror. Estava guardado na igreja atrás do altar e o achamos... e... fomos descobertas.  Enquanto as amiguinhas me fugiam, aturdida com aquela imagem terrificante tão na minha frente e o susto por ser culpada, na pressa de fugir dei meia volta e atrapalhada esbarrei na imagem e caí... Mas... caí estatelada... justamente sobre esse cristo e machuquei-me de verdade, com um profundo corte no braço. Ainda tenho a fininha e comprida cicatriz como lembrança da peripécia.

          Bom, confesso nunca gostei de imagens de sofrimento e criamos uma mútua rejeição para nunca mais nos encontrarmos, que seria bem mais justo para o "senhor morto", posto ter ficado muito sujo do meu sangue. Felizmente fui liberada por meus pais da obrigação desses rituais.

          Abaixo a foto da Igraja matriz de Ruy Barbosa, onde invadimos para achar a imagem de Cristo Morto. 

WhatsApp-Image-2023-09-15-at-15.58.43.jpeg

 

 

 

 

Branca Estrela
Enviado por Branca Estrela em 24/04/2024
Reeditado em 04/06/2024
Código do texto: T8048432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.