Comemorar o dia das mães sem ter mãe

Mãe!

É a primeira palavra que a criança aprende a falar;

É aquela que a criança grita quando sente medo ou dor.

Mãe é aquela à qual recorremos como se ela tivesse super poderes.

E ela tem!

Um beijo de mãe cura dor, faz passar o medo, consola.

Mãe é aquela pessoa com a qual tivemos uma relação que nunca mais teremos com alguém.

E essa relação não termina com o corte do cordão umbilical.

Ao contrário, a partir desse momento mãe e filho se conhecerão pessoalmente.

O bebê vai reconhecer instintivamente seu colo, sua voz, seu aconchego, sua simples presença no ambiente.

E mesmo que ao crescer nos distanciemos é pra seu colo real ou simbólico que queremos sempre voltar.

Mas um dia a gente perde a mãe. Alguém vai lhe dizer: "sua mãe morreu."

Por mais fé, equilíbrio e idade que tenhamos

este é, talvez, o maior medo que tenhamos na vida!

E aí chega mais um dia das mães.

Você vê os shoppings cheios, filhos procurando presentes e preparando o dia delas e você não tem o que fazer:

você não tem mais sua mãe na Terra.

Ela foi cremada pelo fogo que consumiu e tornou pó aquela pessoa que um dia foi tudo na sua vida

ou o corpo perecerá até que restem somente ossos.

Ossos que o sustentaram no colo hoje jazem inertes, sem poder abraçá-lo de novo.

O vazio que essa ausência provoca absolutamente nada preencherá

porque você pode chamar por ela, gritar até perder a voz, mas ela não vai responder com o "estou aqui, meu filho."

Não, esse passado, como todos os outros, jamais voltará.

Você poderá ter filhos, netos, ser muito feliz no casamento. Mas o lugar dela ficará simbolizado na cadeira vazia, na ausência eterna.

Se você pratica algum tipo de fé buscará crer que ela está bem, que já não tem nenhum sofrimento e que o acompanha em tudo o que você faz.

Toda mulher que foi mãe biológica ou por adoção, por vontade ou obrigação

há de estar num céu especial porque ela colaborou com Deus na criação do mundo. Isso faz dela um ser único.

Amanha, 12/05/2024, muitas missas aconterão por elas, os cemitérios ganharão flores

e do seu coração que nunca se acostumou à separação dela talvez role uma lágrima de saudade e gratidão.

Afinal, se hoje você está aqui lendo este texto é porque um dia você teve uma mãe na Terra.

E agradecendo a Deus por sua vida estará agradecendo pelo dom daquela que teve a coragem de fazer você existir.

Cátia Cristina RJ
Enviado por Cátia Cristina RJ em 11/05/2024
Código do texto: T8061138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.