PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-17)(14/5/24). 

.

1. Caríssimos, a metodologia divina trata a vida natural como um dos degraus que precisamos para chegarmos à Sua Glória. Nessa mesma pedagogia o último degrau é o martírio para aqueles que são chamados à ele. 

.

2. Eis o que disse Jesus a esse respeito: "Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam." (Mt 12,11). Ou seja, são os martíres que se deixam trucidar por amor à Cristo, como o fez São João Batista, e na festa de hoje, São Matias.

.

3. Com efeito, a vontade de Deus nunca muda, porque é a verdade, mas o Espírito Santo transforma a nossa vida para que ela seja em conformidade com a Santa Vontade de Deus, nosso Pai celestial. O exemplo disso é o que Ele havia predito pala boca dos seus santos profetas sobre a vinda de seu Filho, nosso Senhor Jesus Jesus Cristo, fazendo se cumprir na íntegra tudo o que haviam profetizado sobre Ele.

.

4. É bem como ouvimos do Senhor: "Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras." (Lc 24,25-27).

.

5. Decerto, os profetas, os Apóstolos e todos os santos tiveram o seu tempo para testemunharem o Senhor e o fizeram a ponto de muitos deles dar a própria vida. Hoje a Igreja o martírio de São Matias que o Senhor escolheu por meio daqueles que pôs à frente de seu rebanho para ocupar o lugar que Judas Escariotas, que traiu Jesus.

.

6. Ora, todos os batizados tendo a frente o Santo Padre, os bispos, presbíteros, diáconos, leigos e leigas em comunhão com ele, são os continuadores da missão de serem testemunhas fiéis da Ressurreição do Senhor que está sempre conosco e no acompanha em meio às cruzes deste mundo até que cheguemos à herança por Ele prometida, o Reino de Deus.

.

7. Destarte, meditemos com esta exortação do Beato Maria Eugênio do menino Jesus: "A Sabedoria é uma sabedoria de amor. Ela está a serviço de Deus, que é amor. E o amor é o bem que se difunde: tem necessidade de se difundir e encontra a sua alegria em se dar; a sua alegria é proporcional ao dom que dá e à sua qualidade. 

.

8. Porque está inteiramente ao serviço de Deus, a Sabedoria utilizará todos os seus recursos para difundir o amor. Não é, pois, de surpreender que a alegria desta Sabedoria amorosa seja estar com os filhos dos homens, porque pode difundir na alma desses homens o melhor dos seus dons criados, a graça, que é uma participação na natureza e na vida de Deus.

.

9. O amor que nos é dado não pode parar na nossa alma, mas tem necessidade de remontar à fonte e, através de nós, quer continuar o seu movimento de difusão. Ao conquistar-nos, a Sabedoria do amor permite-nos entrar na intimidade divina, mas também nos conduz à sua meta, na realização dos seus desígnios de amor. 

.

10. Ela transforma-nos imediatamente em canais da sua graça e em instrumentos das suas obras. O amor é essencialmente dinâmico e estimulante. A Sabedoria do amor conquista as almas, não tanto por si mesma, mas por causa da sua obra. Ela só tem um objetivo: a Igreja; escolhe-nos como membros da Igreja, para que nela tenhamos um lugar e cumpramos uma missão."

.

(Beato Maria Eugénio do Menino Jesus (1894-1967), carmelita, fundador de Notre Dame de Vie - A sabedoria do amor).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.