Pecados e penas: Graças para sanar as penas decorrentes dos pecados perdoados após a Confissão ou Sacramento da Penitência.

Como obter indulgência plenária no último e no primeiro dia do ano

https://comshalom.org/como-obter-indulgencia-plenaria-no-ultimo-e-no-primeiro-dia-do-ano/

_______________

Veja o calendário anual e litúrgico das principais INDULGÊNCIAS da Igreja Católica Apostólica Romana. Procure participar piedosamente e fazer suas boas e sinceras confissões e missas piedosas e seguir as orientações de cada Indulgência para cada mês e no lugar previsto e nas condições exigidas para conseguir as tais Indulgências (o perdão ou libertação das penas decorrentes dos pecados perdoados nas suas confissões aos sacerdotes católicos romanos.).

__________________

ORAÇÕES DAS INDULGÊNCIAS AQUI;

Tantum ergo sacramentum

Veneremur cernui

Et antiquum documentum

Novo cedat ritui...

https://www.letras.mus.br/catolicas/tantum-ergo-latim/

https://clube.cancaonova.com/outras-materias/ato-de-desagravo-ao-sagrado-coracao-de-jesus/

Te Deum

A Vós, ó Deus, louvamos e por Senhor nosso Vos confessamos.

A Vós, ó Eterno Pai, reverencia e adora toda a Terra.

A Vós, todos os Anjos, a Vós, os Céus e todas as Potestades;

...

https://www.catolicoorante.com.br/oracao.php?id=113

Reze conosco o Veni Creator em português

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

...

https://comshalom.org/oracao-ao-espirito-santo-veni-creator-spiritus/

Ó Jesus cabeça invisível da Santa Igreja, que a fundastes sobre uma firme pedra, e prometestes que as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela, conservai, fortificai e guiai aquele que lhe destes por cabeça visível. Fazei que ele seja o modelo do vosso rebanho, assim como é o seu pastor. Seja ele o primeiro por sua santidade, doutrina e paciência, assim como o é por sua dignidade; seja ele o digno Vigário de vossa Caridade, assim como o é da vossa Autoridade. Inspirai-lhe um zelo ardente de vossa glória, da salvação das almas e da santa religião. Dai-lhe coragem invencível para combater os inimigos de vosso Santo Nome, e uma firmeza inabalável, para se opor aos estragos do erro e da impiedade. Dai-lhe a plenitude do vosso espírito, para conduzir a barca agitada de vossa Santa Igreja através dos escolhos que a cercam.

Consolai o seu coração aflito, sustentai sua alma abatida, fazei voltarem suas ovelhas desgarradas. Ajudai-o a levar o peso de sua alta dignidade e de todos os trabalhos que a acompanham. Dignai-Vos, ó meu Deus, escutar benigno os votos que Vos dirigimos por ele, e concedei-lhe longos anos, para aumentar a vossa glória e o triunfo da vossa Santa Religião.

...

https://www.montfort.org.br/bra/oracoes/oracoes/oracao_pelo_papa/#:~:text=Dai%2Dlhe%20a%20plenitude%20do,os%20trabalhos%20que%20a%20acompanham.

______________________

Sobre o pecado e as penas - Esclarecimento

J B Pereira

14/05/2024

Jaguariúna, SP

1º Exemplo: Imaginemos a sujeira que fica na roupa branca do nosso Batismo é o pecado original já agora toda limpa e pura.

Mas, vejamos que ao longo da vida essa mesma roupa branca vem sendo coberta de sujeiras de todo tipo: os pecados que cometemos ao longo de nossa existência de pecadores.

Os pecados que confessamos ao padre e ele nos perdoa "in Persona Christi" são perdoados, sim. Contudo, ficam as penas a serem sanadas ou tiradas pela graça de Deus. E como se realiza isso?

2º Exemplo: Imagine as feridas na pele são os pecados cometidos. As cicatrizes são as penas ou marcas ou arranhões dos pecados ou feridas que machucam a nossa alma e nosso corpo.

Atitudes e atos de fé e boas ações que nos ajudam ir sanando e curando as penas e os pecados na nossa vida:

- Pelas Indulgências plenária e parcial;

- Ao perdoar as pessoas;

- Ao fazer o bem ou obras de misericórdia:

- Ao sofrer as tribulações ou doenças por amor de Jesus e da Igreja, sem reclamar e ofender a Deus e aos outros;

- Ao suportar os defeitos e pecados alheios e corrigir com mansidão e justiça, respeito e temperança o próximo;

- Ao fazer uma peregrinação aos lugares santos ou Santuários;

- Ao ser solidário aos irmãos em demências, guerras, tempestades, abandonos, chuvas, pobrezas, dores, falta de alimentos, ao dar um copo de água... Socorrer as crianças, bebês, mulheres, mendigos, idosos, índios, afrodescendentes, estrangeiros, viúvas etc.

- Tantas formas de sacrifícios, terço, missas, orações ( o que chamamos de Ramalhete espiritual - oferecido aos corações de Jesus, Maria, São José, pelas Almas do Purgatório, orações pela Igreja, pelos sacerdotes, seminaristas, clero, freis, religiosas, missionários, missionárias, congregações, ajuda e contribuição à Terra Santa...);

- Retomar o propósito saudável e puro e sincero de praticar os mandamentos de Deus e da Santa Igreja.

- Adotar um criança, um seminarista, acompanhar um mãe solteira, visitar asilos e creches, orfanatos e hospitais, prisões, participar de coração, sem competição e fofocas, as pastorais da sua igreja paroquial, capela ou comunidade de fé;

- Fazer boa e sincera confissão a cada mês e reparar as ofensas (quando possível e necessário aos que houve prejuízo);

- Pagar o salário corretamente (ser bom e justo conforme a Doutrina Social da Santa Igreja Católica Romana, a Patrística, o Catecismo da Igreja Católica Romana...);

_ Ler e conhecer mais a Bíblia, os livros de espiritualidade e mística, pagar o dízimo para ajudar a igreja paroquial (pagar revistas de comunidades católicas não dispensa contribuir e andar em dia com o seu dízimo.).

- Realizar campanhas humanitárias e ecológicas ou de preservação ambiental ou patrimonial ou históricas de sua cidade, bairro, rua etc. Campanhas de vacinação, visitação aos lares de crianças e idosos esquecidos ou abandonados...

- Denunciar maus tratos a crianças, menores, negros, idosos, mulheres, índios, operários, injustiçados, famintos, sedentos, mendigos, animais abandonados, fogo em lotes, rios poluídos...

- Denunciar pedofilia, violência doméstica, abusos sexuais, abuso moral etc. Disque 100

- Socorrer pessoas acidentadas ou ligar aos paramédicos e ambulâncias.

- Socorrer animais em pistas com risco de morte e acidentes.

- Ajudar idosos e deficientes a atravessar ruas e avenidas.

- Participar de campanhas da Igreja contra aborto, eutanásia, violação de direitos humanos ...

- Não divulgar Fake News, calúnias, bullying, cyberbullying, não ver e não recomendar programas de tv e mídias de fofocas e sensacionalistas, respeitar as diferenças e não disseminar racismos, preconceitos, falsidades ideológicas etc. (crimes da internet).

- Não falar mal das pessoas e das autoridades, dos sacerdotes e pastores, não ofender a ninguém: fazer o bem a todos, falar bem de todos, querer bem a todos, desejar bem a todos, incentivar o bem a todos, praticar o bem sempre.

Reze pelos nossos irmãos falecidos:

“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém”.

“Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém”.

(três vezes)

https://www.comsantosanjos.org.br/rezar-pelas-almas/

___________

"Deus é caridade! Quem ama nasceu de Deus porque Deus é Amor": é Ágape!

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (1João 4, 7-21 )

Praticar e "faça o Bem, porque o bem vem de Deus".

3 João 1, 11-12

"11 Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal nunca viu Deus. 12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a própria verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro."

E os bens bons e úteis, éticos, espirituais, materiais vêm de Deus. (Santo Agostinho de Hipona)

MARICIANE MORES NUNES LIVRE-ARBÍTRIO E AÇÃO MORAL EM AGOSTINHO

Um estudo a partir do De Libero Arbitrio - Porto Alegre Janeiro de 2009

"... a causa da presença do mal no mundo deriva do abuso do livre-arbítrio, visto que, considerado em si mesmo, este atributo da vontade é um bem e um dom do Criador concedido ao homem. "

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2808/1/409453.pdf

Deus é o princípio e o ápice do Bem, do Belo e do Verdadeiro. (Tomas de Aquino)

ARTE: Teoria tomista da Beleza

Pe. Elílio de Faria Matos Júnior

"Temos, assim, três conceitos distintos, mas que, na realidade, são inseparáveis: o verdadeiro, o bom e o belo são transcendentais do ser, e entre eles não há senão distinção de razão. O verdadeiro indica a correspondência da inteligência com o ser; o bom é o ser para o qual tende o apetite [9] e no qual ele encontra repouso; o belo, por sua vez, é como que a coroação do verdadeiro e do bom, é a fonte de alegria decorrente do conhecimento da correspondência da inteligência com o seu objeto (o verdadeiro) e do repouso da vontade no seu objeto (o bom). A razão formal do belo diz respeito à alegria ou ao gozo; pertence ao belo que o conhecimento encontre repouso deleitável no ato do conhecimento, que aquele que repousa no objeto querido se veja arrebatado pelo gozo e pleno de amor.9]"

[9] Todos os entes têm apetite, uma vez que todos desejam ser, isto é, tem uma propensão ou disposição natural a ser o que são (conatus essendi).

http://www.montfort.org.br/bra/veritas/arte/tomista_beleza/

Para citar este texto:

"Teoria tomista da Beleza"

MONTFORT Associação Cultural

Online, 14/05/2024 às 17:26:53h

FONTE: https://www.montfort.org.br/bra/veritas/arte/tomista_beleza/

"Eu Sou - Jesus : O Caminho, A Verdade e A Vida; ninguém vem ao Pai senão por Jesus." (João 14, 6)

"Onde está teu Tesouro, aí está teu coração." (Mateus 6, 21)

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 14/05/2024
Reeditado em 14/05/2024
Código do texto: T8063104
Classificação de conteúdo: seguro