Solidariedade, Lula

_*Esse é o Lula de sempre, desde a minha juventude*_

A solidariedade, é um conceito fundamental para a vida em sociedade, que envolve a capacidade de reconhecer e ajudar indivíduos, ou grupos em situações difíceis. Fundamentando-se nos campos da neurociência e psicologia, este texto explora, como a prática da solidariedade beneficia, não apenas aqueles que recebem ajuda, mas também quem a oferece.

A neurociência, fornece evidências de que, a prática de atos solidários, ativa regiões cerebrais ligadas ao prazer e à recompensa, liberando neurotransmissores como a dopamina. Isso contribui, para a sensação de bem-estar e satisfação pessoal, daquele que ajuda o próximo. Além disso, a solidariedade, estimula a liberação de endorfina, hormônio responsável pela regulação do humor e do bem-estar físico e emocional.

Do ponto de vista psicológico, ser solidário promove o desenvolvimento de traços como a empatia, a compaixão e o altruísmo. Quando nos colocamos no lugar do outro e reconhecemos suas necessidades, ampliamos nossa percepção do mundo ao redor. Isso pode nos levar, a adotar uma visão de vida mais abrangente, na qual buscamos contribuir, para o bem-estar global da sociedade.

Relacionamentos saudáveis, também dependem da capacidade de solidariedade. Ao nos sentirmos conectados aos demais e dispostos, a oferecer apoio quando necessário, fortalecemos vínculos sociais importantes, para o equilíbrio emocional.

A exemplo de Mathieu Ricard, monge budista francês, conhecido por seu ativismo e pesquisas sobre a felicidade, a compaixão e o altruísmo, a solidariedade, também pode ser cultivada, como um hábito. Ao nos colocarmos regularmente no lugar do outro, de forma empática, desenvolvemos maior sensibilidade, para reconhecer e aliviar o sofrimento alheio.

Portanto, tanto do ponto de vista biológico, quanto psicológico, a solidariedade é benéfica, tanto para quem recebe, quanto para quem oferece ajuda. Trata-se de um valor fundamental, para uma convivência harmoniosa e o bem-estar coletivo.

_*Daniel Barthes.*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 15/05/2024
Código do texto: T8063877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.