551 Visita de uma tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira é uma das quatro espécies de tamanduás que surgiram na América Central e do Sul há cerca de 39 milhões de anos nos campos e cerrados; tem entre 1 m e 1,5, pesa de 22 a 39 quilos, a sua cauda atinge 1m, tem uma má visão e audição e um bom olfato, possui garras afiadas em ambos os membros anteriores, que as usam para cavoucar cupinzeiros e extrair com o seu longo focinho os cupins, o seu principal alimento dentre outros insetos.

O tamanduá-bandeira é um animal exótico, inteligente e solitário que só encontra outro individuo para cruzar, sendo que a fêmea carrega a sua cria em seu dorso durante 190 dias ou mais até que seja independente. Até a onça pintada teme as suas garras. Apesar de ser um animal perigoso, é inofensivo, que só ataca quando se sente ameaçado. Há caso de atacar cachorros e seres humanos em zonas rurais. Devido a sua má visão e pouca agilidade é atropelado em rodovias.

Hoje 16-05-2024, 00:08 acordei com a televisão ligada, como sempre acontece. Resolvi ir lá fora observar o céu noturno sem a poluição luminosa da cidade. Liguei a lâmpada de fora da casa, abri a porta e na penumbra percebi a presença de uma tamanduá-bandeira grande no jardim, que pareceu não perceber a minha presença, pois estava à vontade caçando alguma coisa. Passados alguns minutos, ela foi embora para a sua toca debaixo duma moita de capim braquiarão distante cerca de 200 metros. Dias atrás eu a vi, e ela se escondeu de mim. Acho que são mãe e filho, porque dias atrás eu vi o seu filhote na garagem, que correu na direção da sua toca. O meu cachorro que estava no fundo não notou a sua presença.

Guapó, Goiás, 18-05-2024

(Do meu livro Minhas histórias, em construção)

Guapó, 17-05-2024

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/05/2024
Reeditado em 19/05/2024
Código do texto: T8065697
Classificação de conteúdo: seguro