Un’app per la generazione 56k

FILMES e SÉRIES

Em primeiro lugar, venho resistindo, há muito tempo, em publicar textos sobre séries e filmes que se pareçam com crítica à produção ou sinopse. Desse modo, publiquei vários textos(2), alguns precisando e sofrendo com as atualizações e mudanças comportamentais constantes. A partir de uma série ou filme traço um paralelo com a nossa sociedade ( nacional ou local ), o enredo e as redes sociais. Entretanto, uma série sintetizou muito do que já escrevi e motivou-me a misturar tudo: Generazione 56k.

Enfim, está aberta a temporada de publicações, inclusive algumas feitas antes da criação deste Blog. Deste modo, em alguns momentos, eu me meto a "crítico" de produções audiovisuais e congêneres. Não é minha pretensão receber a classificação de crítico de cinema ou TV. Outrossim, peço desculpas aos profissionais pelos arroubos que, com toda a certeza, cometerei. Surpreendentemente, Generazione 56k me arrebatou para mudar um monte de conceitos, preconceitos e comportamentos, bem vindos à bordo.

GENERAZIONE 56K

Um facilitador que identifiquei ao escrever sobre a Generazione 56K foi a curiosidade pelo título e a assimilação dos leitores. Além, é claro, da classificação como comédia-romântica. Classificada pelo Netflix ( Itália ) uma comédia-romântica, à princípio, despretensiosa mas que mostra as diferenças entre gerações. Os millennials da " Generazione 56k " apresentam-se no título em português como " Geração | 30 e poucos "(3).

Venho escrevendo sobre as diferenças e conflitos entre gerações há algum tempo. Particularmente, identifico-me como Perennial e talvez esta posição tenha me dado um ponto de vista do enredo e contexto diferente.

Desse modo, a motivação para escrever de forma diferente, motivou-me a ver os episódios da primeira temporada com dublagem, legendas e no idioma original.

SINOPSE

A história tem diferenças de classificação de quem a vê, decerto é uma comédia-romântica com ingredientes de realidade que cativa. Eu a classificaria ainda como drama ou suspense, o que parece ser comum em séries que buscam continuidade em outras temporadas.

É uma comédia-romântica moderna, nos moldes que os adeptos do streaming gostam de ver como passatempo, sem muitas pretensões. Entretanto, considerei a produção uma boa forma de conectar e trazer relacionamentos e entender conflitos entre gerações(4).

Dois jovens ( Daniel e Matilda ) de 30  e poucos anos, crianças nos anos 1990, são os personagens principais da trama. A produção, ambientada no sul da Itália, aborda a relação destes dois jovens e seus amigos, e o que muda, ou não, trinta anos depois.

A influência dos amigos de infância na vida adulta, muito pouco reproduzida na vida real, é determinante para a leveza desta série. As relações da infância e adolescência migram para um novo século e afloram sentimentos que estavam no passado.

Os personagens alternam suas visões de mundo do passado e do presente com intensidade que todos os espectadores vivenciaram. Em algum momento, inclusive os que não são da Generazione 56k, sentem aquele déjà vu. A Internet foi, sem dúvida, determinante para mudança da vida de todos eles e, numa possível continuação, será mais impactante.

Além dos personagens principais, é importante destacar alguns personagens:

Bruno (Pai de Daniel),

Ciro (padrinho de Daniel),

Inês, Luca e Sandro, amigos do casal protagonista.

PARALELO

Não será desta vez que vou fazer spoiler da série ou de algum episódio, pelo menos diretamente. O enredo é interessante e merece mais "estrelas" do que tenho visto dos críticos, especialmente os italianos.

É provável que surjam críticas mais positivas ou que especialistas resolvam contextualizar mais sobre o enredo e menos sobre a produção.

A produção trouxe a mim, inclusive, um aprimoramento de ideia que pode utilizar tecnologia que não existia no passado e hoje pode ser bem possível. Por exemplo, o personagem Daniel tem dificuldade de falar alguma coisa para a pessoa de quem ele gosta, " quem nunca? ". Se ele escrevesse um bilhete e deixasse para alguém abrir o envelope quando ele morresse ou coisa parecida, estaria atingindo seu objetivo? Claro que não !

Entretanto, hoje seria possível criar um app em que a pessoa escreveria qualquer coisa e muita mágica tecnológica aconteceria. Por outro lado, ao utilizar tecnologias como blockchain poderia liberar para quem desejasse ou em determinada data ou horário. Portanto, muito do que desejamos falar, a tecnologia pode nos ajudar, inclusive evitando os erros que cometemos usualmente.

As histórias paralelas abordam de maneira leve e bem humorada questões relacionadas à religião, sexo, conflitos de gerações. Não falta nem mesmo a utilização de tecnologias e redes sociais, de uma maneira crítica e leve. Senti falta de algumas abordagens politicamente incorretas para " apimentar " um pouco mais a comédia, mas a proposta final ficou digna de " 4 estrelas ".

VIDA APÓS A MORTE DOS MODEMS 56K

Entre os anos 1990 até meados dos anos 2000, a Internet era uma fronteira digital nova e empolgante para muitos. A conexão através de modems de 56k era o padrão, e embora lenta, ela abriu um mundo de possibilidades. Aqueles que cresceram durante essa época, certamente tinham um espaço de descoberta e comunidade, não apenas de consumo instantâneo.

A espera envolvida no acesso à Internet com modems de 56k criava uma sensação de antecipação. O som característico do modem conectando era quase uma cerimônia, preparando o usuário para a experiência online. Aquela lentidão forçava a reflexão para abordagens mais inteligentes, intencionais e objetivas. Não se tratava de gratificação instantânea, mas explorar, aprender e conectar-se de maneira significativa era necessário.

Inquestionavelmente, a Internet era uma biblioteca global, um lugar para jogos simples, muita troca de informação e pouca fake news. Desse modo, listas de discussão eram espaços onde ideias proporcionavam debates e avanço de ideias. Foi uma geração que aprendeu a valorizar o conteúdo, pois cada página nova ou download representava uma conquista. Essa experiência contrasta fortemente com a cultura de hoje, onde o acesso instantâneo e a estimulação estéril são a norma.

Em um mundo onde tudo está ao alcance de um clique, sem dúvida, há um certo desencanto em desacelerar e explorar um tópico profundamente. A contraposição a este imediatismo poderia ajudar a combater o hedonismo oco e o egocentrismo. Desse modo, estaríamos incentivando uma apreciação mais profunda pelas coisas e pelas pessoas ao nosso redor.

VELOCIDADE 5

Os acessos em alta velocidade oferecem conveniência e eficiência, mas também levam a um ciclo interminável de consumo de conteúdo sem reflexão. Os Millennials, acostumaram-se a não esperar e trabalhar pelo seu entretenimento e conhecimento, aderiram ao prazer imediato. Eles não entenderam que a espera aumenta o valor da recompensa e que a comunidade online é mais do que apenas "curti" e "compartilhei".

Para a geração atual, adotar algumas dessas lições poderia significar uma mudança positiva. É provável que estas lições dessem abordagem mais consciente e com menos fico no ego para a vida online e off-line. Ao invés de estímulos estéreis, poderiam encontrar satisfação em aprofundar interesses, cultivar hobbies e construir relações autênticas.

Em resumo, uma geração inteira experimentou a Internet de uma maneira que a geração atual raramente vivencia. A lentidão dos modems de 56k ensinou-lhes o valor da espera e da profundidade, algo que poderia beneficiar a sociedade, num redescobrimento. Talvez, ao olhar para trás, para a simplicidade e a conexão genuína daquela época, possamos encontrar um caminho para um futuro.

MILLENNIALS

A proposta da produção é interessante e até os pequenos episódios ( o conteúdo real é de 25 minutos, no máximo ) são um grande atrativo. Embora não seja um trabalho para indicação de premiação, é um ótimo passatempo para ver numa espécie de maratona; as sequências e consequências são inesperadas. Os personagens, millennials ou não, identificam-se conosco e com nossos amigos, que possuem vícios e virtudes que amamos, em suma, uma boa diversão.

Entretanto, uma certeza e uma dúvida me ocorreram: Vou fazer um app e a geração de millennials têm pressa de quê mesmo?

P. S.

(*) Un'app per la generazione 56k (italiano) = "Um aplicativo para a geração 56k" (56k é uma referência a uma velocidade de modem para Internet).

(1) "Un´app per la Generazione-56k " em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2021/07/11/unapp-per-la-generazione-56k/

(2) "Velha Roupa Colorida - de 3% ou dos 97% ?" em http://evandrooliveira.pro.br/wp/2020/08/30/velha-roupa-colorida-3-ou-97/

(3) "Geração 30 e Poucos" em https://www.netflix.com/br/title/81171140

(4) "Perennial Gen - A Verdadeira Geração Raiz" em http://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/01/31/perennial-gen-a-verdadeira-geracao-raiz/