SEJA GENTIL

 

 

     Titia Hermezinda falou : - Lili ( esse apelido que ela me dera), leve essas raspas de coco e vá comer atrás da porta, para ficar bonita. Aí então, meu pai ( irmão dela), interpelou: - Ei, ei não vá. Ficar mais bonita do que já é...é exagero!  Com essa fala, eu abri um sorriso junto à cumplicidade de minha tia.

     Meu pai era um homem sério, sorria e falava pouco, mas sempre sabia, mesmo que sútilmente, ser gentil.

     Gostaria de deixar essa mensagem para meus filhos, filhas, netos e neta, alunos e alunas: Sejam Gentis! Com todas as pessoas, mas principalmente, entre si.

     Isso me leva a pensar um pouco mais: também a ser mais tolerantes com os defeitos e as falhas de comportamento um dos outros e das outras. Simplesmente por lembrar, que aqui e ali somos seres contingentes  sempre com defeitos. Cultivar o amor. Semeando sentimentos leves, de harmonia, em um mundo tão necessitado desse cultivo, para melhor florescer.

     Observamos desde criança, quanto recebemos de exemplos de resmungos dos adultos, sobre os parentes, amigos, vizinhos. Até indiossicrasias, preconceitos, mesquinhezas já quase involuntárias no dia a dia. Assim, somos  condicionados (as) desde cedo, a esses comportamentos pouco lováveis, e desenvolvemos essas peçonhas em nós.

     Mas podemos mudar, renovar, florescer!

     Vamos ser gentis, afetuosos. Mesmo que hajam desentendimentos, rijas, mas que no meio de tantas coisas, sempre se deixe sentir o afeto manifestados por algumas gentilezas.

     Sendo gentis, desenvolvemos uma alegria interior, que sempre ficará na nossa lembrança de forma prazerosa como essa que trago de papai deixando-me entender que embora dentuça e magriela, sempre de cabelo assanhado, ele me achava bonita!

 

Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 18/05/2024
Reeditado em 18/05/2024
Código do texto: T8065812
Classificação de conteúdo: seguro