Capítulo II - O manuscrito que ainda quis escrever... Retorno ao planeta azul - Oriente médio e asiático: visita dos seres espaciais - caos e fim da Terra J B Pereira Jaguariúna, SP, 18/05/2024.

Dedico ao Lucas Trindade, à minha Esposa Maria do Carmo Trindade e aos meus leitores e às minhas leitoras. Grato.

Oriente médio e asiático: visita dos seres espaciais - caos e fim da Terra:

Capítulo II - O manuscrito que ainda quis escrever...

Retorno ao planeta azul - J B Pereira

Jaguariúna, SP, 18/05/2024.

SUMÁRIO – itens abaixo do relatório interestrelar

Limite -

Atenção! Visão de azul planeta. Área reconhecida. Interceptar drones, varredura antiataques possíveis. Visão da Lua e do Planeta Azul. Comandante, 10 segundos para liberar capsulas de voo supercósmicas para circular e entrar região oriente médio.

“ A História do Oriente Médio – Português brasileiro - ou Médio Oriente – português europeu - é o conjunto dos eventos que ocorreram no Oriente Médio, região que fica na junção da Eurásia, da África, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico. É o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islão, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo, zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá'í. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo e uma área estratégica em termos econômicos, políticos, culturais e religiosos.”

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Oriente_M%C3%A9dio

Ano estelar 24679829 – Miranda Planeta envia frota estelar com especialistas e equipe de investigação ao Planeta Azul. Retorno executado pela Galáxia solar 173 e 200. Voos de intercepção em 15 segundos para reconhecimento de pousos seguros no monte Tabor. Os rios e as florestas continuam a dominar centenas de platôs com vivo verde e vida animal.

Lux Fiat – luminoso

A bordo temos cópias dos manuscritos de: Qumran , Torah, Profetas, Crônicas, Evangelhos, da Bíblia, do Alcorão, Bagavagita, Sutra, Enoque... Cada um das naves com suas equipes tem as cópias dos manuscritos com suas traduções. Os especialistas e linguistas nos auxiliarão nos primeiros passos para coleta de dados e registros de situações e monumentos que elucidem a destruição da espécie humana e as datas de seu desaparecimento.

O fim pode nos evidenciar parte do início das tragédias do humano habitante do Planeta. Descemos com esperança de encontrar vestígios da vida humana.

Nossos instrumentos e tecnologias vão fazer varreduras de solo e mar, rios e florestas à busca de sinais e escritas das culturas do oriente médio. Muita coisa se perdeu com guerras e hecatombes. Milhões de anos-vidas nos distanciam de dados exatos do eclipse existencial abrupto ou processual da humanidade.

Luto

Após o escathon, armageddon, apocalipse, o caos foi substituído pela revitalização do planeta Azul por vidas diferentes ou consequentes do caos inicial. Os humanos desapareceram. O luto está nas ruinas, que voltamos para longa investigação e amostras de pesquisa futuro.

Limiar

Na verdade, são dados desgastados e necessários de restauração. Através de mapas antigos, foram localizados inscrições, dados, imagens por sondas tecnologicamente teleguiadas por robores. Nas universidades do Oriente Médio, destacaram: Universidade King Abdulaziz, Jeddah - Arábia Saudita; Universidade King Fahd de Petróleo e Minerais; Universidade de Khalifa, de Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos; Universidade Americana de Beirute, de Líbano; Universidade do Qatar em Doha, de Catar; Universidade dos Emirados Árabes Unidos em Al Ain, de Emirados Árabes Unidos ...

Ao mesmo tempo, aos poucos, foram vistos esparsas inscrições e ruinas de Locais religiosos: Catedral de Vank. 887; Al Rajhi Mosque. 327; State Grand Mosque. 417; Shah-e-Cheragh Shrine. 870; Masjid Taneem. 276; Jameh Mosque of Isfahan. 617; Dome of the Rock. 819; Mohammad Al-Amin Mosque. 802.

Descobriram seis sítios arqueológicos afetados pela guerra na Síria: Palmira: a mais famosa ruína síria, considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco desde 1980, é conhecida por suas impressionantes construções; 2. Krak des Chevaliers; 3. Centro Histórico de Alepo; 4. Ruínas de Apamea; 5.Dura Europos. 6. Mari na Síria.

Observações que a equipe sideral extraordinária pesquisou afirmou:

“Assim como Palmira, esta antiga cidade do vale do rio Eufrates fazia parte da rota comercial que ligava o Mediterrâneo ao Extremo Oriente. Centro importante nos períodos helenístico e romano, suas ruínas incluem pinturas murais, uma sinagoga e restos de um baptistério cristão. O sítio foi alvo de saques e destruição pelo Estado Islâmico.”

Mari na Síria: “Esta importante cidade-estado mesopotâmica da Idade do Bronze ficava no vale do rio Eufrates, próxima à fronteira com o Iraque. Suas ruínas são compostas de construções de adobe, muitas das quais voltaram a ser enterradas depois de escavadas e estudadas. O sítio arqueológico já sofria com o abandono e, com o conflito, passou a sofrer saques.”

line – of - Mesmo com todo aparato sofisticadíssimo e leituras supra óticas e processamentos imediatos, as linguagens terrestres e antiguidades estão fora do padrão intergaláctico. Isso dificulta demais interpretações precisas de dados que ficam suspensos até futuros acertos e novas interações. Muita coisa depende de falantes e vivos ou testemunhas de cada cultura do oriente médio. Mas, não os tendo, passam por lacunas os dados coletados – só talvez o futuro poderia elucidar o verdadeiro sentido dos algorítmicos e imagens do Planeta nessa região primitiva. São dados que permanecerão para futuras análises e confrontadas com outros momentos das civilizações.

line – on – As interconexões com o Miranda Planeta (deles – dos seres intergalacteos) se tornaram ruídos e distante. Precisam de atualizações de 3 dias para que as coordenadas via intergalácticas ocorram para não apelarem por sistema de rastreamento de emergência se quiserem voltarem para casa. O Planeta Azul é desafiante, não podem se expor tanto ao sol e nem ao solo – para tanto tempo, para evitarem feridas nas peles. Tiveram experiências de receio de perder equipamento e serem perseguidos por animais. Alguns ficaram doentes com o frio ou calor. Com a medicina a bordo, foram curados em pouco tempo, tecidos do corpo refeitos com integralidade espantosa, alimentação saudável. Experimentaram alimentos das florestas, tiveram problemas de digestão. Mas, tudo sob controle médico imediato com recursos e ervas moldais eficiente para cada caso de intoxicação.

Libro – Estranho que depararam nas bibliotecas e museus com livros e revistas, jornais, muitos com aspecto conservado em maletas metálicas, longe de radioatividade e animais roedores. Isso possibilitou acesso aos valores e modos de vida e pensamento dos humanos no oriente médio.

O conflito por séculos entre judaísmo, cristianismo e Islamismo teve impactos negativos sobre as culturas no Oriente médio como destruição de templos, museus, bibliotecas, cidades etc.

Livre

A humanidade se libertou de si pela morte, destruição e ruinas. Agora, existem apenas indícios dispersos de sua existência. Muitos dos seus sábios e pensadores queriam a liberdade de pensar, viver, existir, sentir... Denunciaram outros tantos as injustiças, corrupção e desigualdades entre ricos e pobres, racismo, concentração de terras, riqueza, poder, armas... O ser que não tem tempo para si, só trabalha, não é livre... Isso que redunda na afirmação irrefutável de que somos escravos dos sistemas que engendramos e nos engendraram. Os capitalismos nos tornaram escravos do lucro e do conforto tecnológico, do individualismo, do consumismo e do sonho de enriquecer-se, ser rico, dominar os outros, sem ser dominado, não depender de ninguém (como se fosse tal façanha possível...). O socialismo nos torna escravo do partido dominante, ai daquele que criticar, ofender, defender posição contrária ao coletivismo. O sonho é ser individual... Em todos, há vitrines, espetáculos, consumo... demandas e oferta de serviços e ricos e trabalhadores.

Libélula ou borboletas – Pessoa e gente quer transcender, surpreender-se, reeditar-se, redimensionar-se, ultrapassar limites, voar e ir além de si, sonhar, realizar sonhos. Mas, a criatura é frágil, mortal, finita aqui... Continua com as asas da imaginação, das histórias, da ficção, da ciência, da medicina, das tecnologias, das engenharias, da decoração, das artes, da música, das danças, dos esportes, das esculturas... Contextos e conjunturas podem fazer a diferença para quem busca a si e se associa aos que querem ser do bem, do verdadeiro, da beleza interior... Belo é o que lhe parece e não simplesmente ao que os outros dizem ser ou que está fora de si... Tudo é relativo, ou seja, tem um relacionamento entre sujeito – episteme – objetos de vida e de investigação, de sonho, de desejo...

Libelo – Cartas e libelos de todo tipo, isso quis a humana vida abranger.

Significa: 1. Direito: acusação ('apresentação escrita ou oral').

2. Direito: dedução apresentada pelas partes a um magistrado antes do início do processo, na qual se encontra o essencial da acusação ou da defesa.

Ora, os manuscritos apresentavam tais invectivas e defesas entre pessoas e grupos opostos. Diversas questões: guerras, terras, direitos de menores e mulheres, mineração, templos, honra, prisões, libertação de presos, escravidão etc.

Havia o princípio de coerção do juiz, reis e príncipes e dos advogados.

Essa hierarquia ora oprimia o povo, ora o liderava para diversos fins e propósitos. Contudo, a revolução, revolta, insurreição de líderes e caudilhos transtornavam ou transformavam a rigidez da ordem tirânica.

Por parte dos reinos, a reação era massacrar, eliminar e escravizar os revoltosos.

Era assim que os seres espaciais viram imagens desse tipo em argilas, tapetes, pedras de templos, inscrições ornamentais domésticas etc. :

A silhueta significa pouca, pois o ser à frente ainda não tinha sua identidade revelada, os animais desapareceram. Não foram encontrados outros até agora semelhantes.

FONTE: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/invencao-oriente-medio-isla-maome-civilizacao.phtml

E os seres espaciais ainda acharam anotações extra nos arquivos deles, assim:

‘"Os assírios conseguiram montar uma máquina de guerra que contava com estratégias bem avançadas, se comparadas com as de seus contemporâneos, como os babilônios. Uma das invenções militares dos assírios, o carro de combate com tração animal, foi largamente utilizada por outras civilizações a posteriori."

"Idade Antiga" em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/idade-antiga.htm

Depois vieram, "conflito com estes naquelas que ficaram conhecidas como Guerras Greco-persas ou Guerras Médicas.”

Idade Antiga" em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/idade-antiga.htm

"Guerra do Peloponeso e produziram um enfraquecimento nas três principais cidades-estado gregas: Tebas, Atenas e Esparta. Esse enfraquecimento abriu portas para o projeto imperialista de Felipe II da Macedônia, que conquistou todas as cidades-estado gregas e promoveu a unificação da Hélade. Seu filho, Alexandre Magno, continuou o legado do pai, expandindo o Império Macedônico em direção à Ásia."

"Idade Antiga" em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/idade-antiga.htm

"As principais guerras travadas pelos cartagineses foram também algumas das principais dos romanos: as Guerras Púnicas (264-146 a.C.)"

"Idade Antiga" em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/idade-antiga.htm

"Já no Extremo Oriente, civilizações como a hindu, a mongol, a chinesa e a japonesa também se ergueram por meio de sociedades guerreiras, com a dos samurais, no Japão, e dos guerreiros nômades de Gêngis Khan, na Mongólia."

"Idade Antiga" em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/idade-antiga.htm

“... o Império Turco-Otomano – a última grande potência muçulmana – ter sido derrotado pelos europeus.”

“Sua capital Constantinopla foi tomada e a maior parte das terras, conquistadas por Maomé a partir do século 7, divididas em territórios com fronteiras novas e nomes inspirados em regiões da Antiguidade cujos limites não correspondiam ao novo traçado. Dois deles, chamados de Iraque e Palestina (hoje Israel, Jordânia e Cisjordânia), ficaram sob domínio britânico. Já o terceiro, que recebeu o nome de Síria (atuais Síria e Líbano), coube aos franceses. Pior: quatro anos depois, o califado, símbolo da unidade política do Islã por 13 séculos, cedia lugar a estados-nações com leis e costumes importados do Ocidente.”

“O mapa do Oriente Médio que vemos hoje é apenas o mais recente capítulo de uma longa saga. Desde 3 mil a.C., essa faixa de terra na encruzilhada da Europa, Ásia e África foi dominada – em maior ou menor escala – por diversos reinos e impérios, em conquistas não-lineares. Entre eles, os egípcios (a partir de 2500 a.C.), hititas (por volta de 1500 a.C.), israelitas (século 10 a.C.), assírios (século 8 a.C.), babilônios (século 7 a.C.), persas (século 6 a.C.), macedônios (século 4 a.C.), romanos (século 1), bizantinos (século 5), sassânidas e califado islâmico (século 7), seljúcidas, cruzados e muçulmanos liderados por Saladino (século 12), império mongol (século 13), império otomano (século 16) e potências ocidentais, no início do século 20.”

“Eles habitavam a parte ocidental do chamado Crescente Fértil (hoje, os territórios de Israel, Líbano e Cisjordânia). Por volta do século 13 a.C., os israelitas conquistaram Canaã, ao sul do Crescente, onde viviam cananeus e jebuseus, entre outros, e formaram um reino ao norte (Israel) e outro ao sul (Judá), que 300 anos depois seriam unificados pelo rei Davi, tendo Jerusalém como capital. Enfraquecido por disputas internas, o reino de Israel foi conquistado por Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 a.C. Os judeus foram exilados.”

“A partir do século 3, o Oriente Médio virou palco de sangrentos embates entre as duas principais potências da época: Pérsia e Roma. Até então, o cristianismo não tinha papel importante. "No início, os seguidores de Jesus foram uma seita perseguida. Mas com a conversão do imperador Constantino, no século 4, o cristianismo se tornou a religião oficial de Roma", diz o pesquisador americano Michael Hart. Foi quando a situação começou a mudar.”

“No século 5, o Império Romano do Ocidente sucumbiu ante as invasões bárbaras à Europa, mas o Império Romano do Oriente, mais conhecido como Bizantino, ainda se manteria por mil anos. Constantino havia feito sua capital em Bizâncio, rebatizada de Constantinopla (atual Istambul). Embora falassem grego, os bizantinos se consideravam romanos e levaram adiante as guerras contra os persas. Em 637, quando persas e bizantinos estavam exaustos de lutar, o Oriente Médio caiu na mira de uma nova potência: o Islã, fundado pelo profeta Maomé.”

“Em 1096, por exemplo, o papa Urbano II resolveu dar um basta ao domínio muçulmano na Terra Santa e enviou a primeira de uma série de expedições – as Cruzadas – para reconquistá-la. Foi um banho de sangue. "Cabeças, mãos e pés se amontoavam nas ruas de Jerusalém", escreveu Raymond de Aquiles, cristão e testemunha da matança. Os cruzados expulsaram os judeus da cidade e transformaram as mesquitas em igrejas, baita humilhação aos muçulmanos.”

Contudo, tais histórias de guerras primitivas sangrentas pareciam obsoletas aos estranhos seres espaciais, de outras galáxias e culturas alienígenas. Aí comeram os grandes estragos da humanidade – sua incompetência para negociar e dialogar...

Limo – os dados e imagens – informações poucas estavam debaixo de entulhos, areia, lama, no fundo de desertos, rios, lagoas, grutas e mares.

É do fundo do ladaçal ou da lama ou limo que os seres espaciais conseguiram com recursos e robôs extrair dados e imagens diferentes das civilizações do oriente médio e asiático.

líder – fizemos uma lista dos líderes do Oriente Médio. Os líderes estão ou estavam em cada civilização:

Antiguidade oriental:

1. Civilização Egípcia

2. Civilização Mesopotâmica

3. Civilização Hebraica

4. Civilização Fenícia

5. Civilização Persa

6. Civilização Chinesa

7. Civilização Hindu

8. Civilização Cretense

“Lista de filósofos da Grécia Antiga

Aristóteles

século IV a.C. Peripatética

fundador da escola peripatética; aluno de Platão

Platão

428/427 a.C. — 348/347 a.C. Acadêmica

aluno de Sócrates e professor de Aristóteles; famoso pela Teoria das Ideias

Sócrates

Socrática

considerado o primeiro filósofo moral e um dos fundadores da filosofia ocidental

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fil%C3%B3sofos_da_Gr%C3%A9cia_Antiga

“Esta é uma lista (parcial, incompleta, em ordem inversa e mal traduzida) dos soberanos de Atenas no período da Antiguidade Clássica, a partir do estabelecimento do arcontado, e inclui arcontes, tiranos e demagogos. Para ver a lista de reis, ver Reis de Atenas.”

• Trinta Tiranos (?- 403 a.C.)

• Terameno (?)

• Almirante Conon (406-? a.C.)

• Alcebíades Alcmeônida (?-? a.C.)

• Cleon e Nícias (429-? a.C.)

• Péricles Alcmeônida (444-429 a.C.)

• Péricles Alcmeônida (463-? a.C.)

• Cimon (507-449 a.C.)

• General Milcíades (554-488 a.C.)

• Temístocles (525-470 a.C.)

• Clístenes Alcmeônida (508- a.C.)

• Tirano Hípias (514-510 a.C.)

• Hípias e Hiparco (527-514 a.C.)

• Tirano Pisístrato (541-527 a.C.)

• Sólon (592-591 a.C.)

• Arconte Drácon (621-? a.C.)

• Seis tesmótetas (682-? a.C.)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governantes_de_Atenas_cl%C3%A1ssica

Lua – Estamos agora a passar a frente da Lua. Despedimos da Terra Azul, a Lua reflete luz intensa do sol. Daqui a 4 anos retornaremos ao sistema solar.

REFERÊNCIAS

A History of the Middle East - Peter Mansfield- revised and updated by Nicolas Pelham, Penguin Books, fourth edition, 2013, Great Britain.

A história definitiva do Oriente Médio, completamente revisada e atualizada.

O Islã Clássico - org. Rosalie Helena de Souza Pereira, ed. Perspectiva, 2007.

FONTE: https://icarabe.org/node/3814

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 18/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8065893
Classificação de conteúdo: seguro