Que é CONFLITO DE AGÊNCIA?

Conflito de agência (também conhecido como problema de agência ou conflito principal-agente) é uma situação em que os interesses de uma pessoa ou entidade contratada para agir (agente) em nome de outra pessoa/entidade (principal) entram em conflito com os interesses do próprio principal.

Esse conflito ocorre em virtude de diferenças nos objetivos/incentivos de ambas, o que pode levar o agente a tomar decisões que não são necessariamente as melhores para o principal. Em geral, o agente possui informações privilegiadas que o principal não conhece (assimetria informacional).

Para mitigar os conflitos de agência, são comumente utilizados mecanismos como contratos que alinhem os interesses das partes, monitoramento e supervisão dos agentes, incentivos adequados e mecanismos de transparência/divulgação de informações. Tudo isso se relaciona imediatamente ao fortalecimento da sistemática de governança.

Confere a "playlist" de FINANÇAS PÚBLICAS do canal no YouTube ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE!!!

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 17/05/2024
Código do texto: T8065083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.