Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

486- - O QUE É POESIA? Acróstico-didático:19º de 100-(Camões no Classicismo)

486- - O QUE É POESIA? Acróstico-didático:19º de 100-(Camões no Classicismo)

Por Sílvia Araújo Motta

P-Período Histórico no CLASSICISMO:
O-O resgate das belas formas, tradições,
E- E da cultura clássica greco-romana;
S-Seu mais importante Poeta: CAMÕES,
I-Indiscutível legado imortalizado,
A-A obra “Os Lusíadas” de atuais lições.

Belo Horizonte, 17 de maio de 2006.

silumotta@hotmail.com
www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br
www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Luís de Camões nasceu por 1524 ou 25, provavelmente em Lisboa. Seus pais eram Simão Vaz de Camões e Ana de Sá.  Morreu em 10 de Junho de 1580. Algum tempo mais tarde, D. Gonçalo Coutinho mandou gravar uma lápide para a sua campa com os dizeres: «Aqui jaz Luís de Camões, Príncipe dos Poetas de seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente, e assim morreu.» Tudo parece indicar, embora a questão se mantenha controversa, que Camões pertencia à pequena nobreza. Um dos documentos oficiais que se lhe refere, a carta de perdão datada de 1553, dá-o como «cavaleiro fidalgo» da Casa Real de Portugal.
É difícil explicar a vastíssima e profunda cultura do poeta sem partir do princípio de que freqüentou estudos de nível superior. O facto de se referir, na lírica, a «longo tempo» passado nas margens do Mondego, ligado à circunstância de, pela época que seria a dos estudos, um parente de Camões, D. Bento, ter ocupado os cargos de prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e de cancelário da Universidade, levou à construção da hipótese de ter Camões estudado em Coimbra, freqüentando o mosteiro de Santa Cruz.
Mas nenhum documento atesta a veracidade desta hipótese.
Século XVI : O CLASSICISMO NA HISTÓRIA- O classicismo tem como elemento principal o resgat de formas e valores da cultura clássica, ou seja greco-romana. O mais importante poeta deste período histórico foi  Luís de Camões que escreveu Os Lusíadas, narrando as aventuras marítimas da época dos descobrimentos. Destacam-se também os franceses François Rabelais e Michel de Montaigne. Na Inglaterra, o poeta de maior sucesso foi William Shakespeare se destaca na poesia lírica e no teatro. Na Espanha, Miguel de Cervantes faz uma sátira bem humorada das novelas de cavalaria e cria o personagem Dom Quixote e seu escudeiro, Sancho Pança, na famosa obra Dom Quixote de La Mancha.
---***---



Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 19/05/2006
Código do texto: T158812
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Silvia Araujo Motta
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
6555 textos (668693 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 17:55)
Silvia Araujo Motta