Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

527- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 60º de100-(HAROLDO CAMPOS.)

527- O QUE É POESIA? Acróstico-didático:  60º de100-(HAROLDO e AUGUSTO CAMPOS.)
 
Por Sílvia Araújo Motta

P-POESIA Concreta chamada Poesia de “INVENÇÃO”:
O-O verso sempre feito com geometrização.
E-É menos auditiva e muito mais visual.
S-Sua desmistificação está no poema construído,
I-Independente do ato de criar com inspiração,
A-Admitida pelos irmãos HAROLDO e AUGUSTO CAMPOS.

Belo Horizonte, 2 de junho de 2006

HAROLDO e AUGUSTO CAMPOS
Nasceu em 1929, em São Paulo (SP). Filho de Eurico de Campos e Elvira Prado Browne de Campos, era casado com Carmem de Arruda Campos, com quem teve Cid de Campos. Fez os estudos secundários no Colégio de São Bento, de 1942 a 1947. Formou-se em Direito pela USP, em 1952, e doutorou-se em Letras na mesma universidade, em 1972.
        Em 1952, ele fundou junto com Augusto de Campos e Décio Pignatari o movimento da poesia concreta. Em 1956 e 1957, participou do lançamento oficial da Poesia Concreta na I Exposição Nacional de Arte Concreta, no MAM/SP e no saguão do MEC/RJ. Em 1958, publicaria o Plano-Piloto para Poesia Concreta, com Augusto de Campos e Décio Pignatari. Nos anos seguintes trabalhou como tradutor, crítico e teórico literário, além de professor Titular do curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Literatura na PUC/SP. Em 1992 foi laureado com o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano; em 1999 o Prêmio Jabuti de Poesia foi conferido para seu livro Crisantempo: no Espaço Curvo Nasce Um (1998).
        Considerado o "mais barroco" dos concretistas, Haroldo de Campos tem sua obra poética intimamente ligada ao movimento. A crença em uma “crise no verso” o levou ao experimentalismo, à busca de novas formas de estruturação e sintaxe, em curtos poemas-objeto ou longos poemas em prosa.
        O concretismo é o primeiro "produto de exportação" da poesia brasileira, para usar a expressão de Oswald de Andrade, pois foi concebido como movimento internacional e surgiu, se não antes, pelo menos ao mesmo tempo em que se manifestava em outros países.
        O grupo formado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari usou pela primeira vez a expressão "poesia concreta” no Festival de Música de Vanguarda do Teatro Arena em 1955. No ano seguinte, o movimento Concretista seria definido com uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

silumotta@hotmail.com
www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br
www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta
http://www.mundopoeta.net/autores/silvia_motta.htm
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 02/06/2006
Código do texto: T168157
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Silvia Araujo Motta
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
6556 textos (669149 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:36)
Silvia Araujo Motta