"TENTE OUTRA VEZ" de Raul Seixas

Raul Seixas, apesar de ser apontado como louco, conseguia fazer com que nas letras de suas músicas pudéssemos enxergar o sentido da vida. Na canção “Tente outra vez”, ele anima os desesperados, os deprimidos, os fracassados, a não desistirem, na busca dos seus objetivos.

“Veja/Não diga que a canção está perdida/Tenha fé em Deus tenha fé na vida/Tente outra vez”. Não devemos nunca achar que tudo está perdido, imaginar que não vale mais a pena cantar o prazer de viver. A maneira de vencer essa desesperança é colocar nas mãos de Deus a sua vida e acreditar nela, como um sopro divino para cumprir a missão que nos foi determinada na passagem terrena.

“Beba/Pois a água viva ainda está na fonte/Você tem dois pés para cruzar a ponte/Nada acabou, não, não, não”. A água viva é a sabedoria que a vida nos oferece como aprendizado, é a fonte da nossa existência. O que importa é a consciência de que temos capacidade de atravessar a ponte, sair de uma situação para outra com a segurança de quem sabe que pode seguir adiante. Temos dois pés, então caminhemos. Eles existem para nos dar a possibilidade de andarmos em frente, nunca pararmos. Afinal de contas nenhum caminho se acaba enquanto tivermos vida.

“Tente/Levante sua mão sedenta e recomece a andar/Não pense que a cabeça aguenta se você parar/Não, não, não”. Tentar sempre erguer as mãos aos céus pedindo forças e reiniciar a luta do dia-a-dia. Na hora em que se desiste de algo a cabeça se acomoda e trabalha em seu desfavor, leva à depressão, ao desalento, ao esmorecimento. Portanto, que reaja, que se evite a renúncia de ir em frente, que se recuse a aceitar a passividade como postura na batalha da vida.

“Há uma voz que canta,/Uma voz que dança/Uma voz que gira/ Bailando no ar”. Somos guiados por uma voz que define a nossa existência. Faz-se necessário saber ouvir e entender essa voz que vem do alto. Ela está no canto da natureza, na dança da dinâmica do cotidiano, girando em torno de cada um de nós sem que a percebamos tão facilmente. Está no ar. É a voz de Deus.

“Queira/Basta ser sincero e desejar profundo/Você será capaz de sacudir o mundo, vai/Tente outra vez”. Querer é poder. Confiar em si mesmo, na capacidade própria de fazer as coisas acontecerem. A vontade, a persistência e a perseverança, vencerão obstáculos. Jamais abandonar qualquer sonho, qualquer ideal, qualquer projeto, porque no primeiro instante não deu certo. Porque não tentar outra vez?

“Tente/E não diga que a vitória está perdida/Se é de batalhas que se vive a vida/Tente outra vez”. Não existem derrotas antes da batalha. Nossa vida é uma constante luta. Nem sempre somos vitoriosos. No entanto, os insucessos devem servir como estímulo a tentar novamente, renovar forças, redirecionar os caminhos que levarão ao êxito.

• Do livro “CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 09/11/2017
Código do texto: T6166816
Classificação de conteúdo: seguro