O HEROI QUE É VILÃO – xarope de predinizolona para criança

HEROI QUE É VILÃO – xarope de predinizolona para criança

Quando uma criança vai poder tossir sossegada, as vezes o pai fuma, ou nesse ambiente carregado de poluição, ou mesmo é uma obra que o vizinho do lado esta fazendo, assim quando a criança dá a primeira tosse noturna o pai, que trabalho o dia inteiro fala :” leva esse menino no médico”.

Loratadina, predinizolona , e, quando não chega o exagero de antibiótico, mas o que está acontecendo?

O que esse corticoide pode provocar nas crianças ?

Pesquisadores da Division of Medical Sciences & Graduate Entry Medicine, School of Medicine, University of Nottingham e Royal Derby Hospital Centre, no Reino Unido, estudaram as consequências para as crianças que fazem uso de corticosteroides orais de curta duração. Este tipo de medicação costuma estar associado a reações adversas e o objetivo desta revisão foi avaliar e identificar as reações adversas mais comuns e mais graves e determinar seus níveis de risco relativo.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de dados da EMBASE, MEDLINE, International Pharmaceutical Abstracts, CINAHL, Cochrane Library e PubMed, sem restrições de idioma, para identificar os estudos em que os corticosteroides orais foram administrados a pacientes com idades entre 28 dias a 18 anos, incluindo o uso de corticoide de até 14 dias de tratamento. Todos os estudos que forneciam informações claras sobre as reações adversas aos corticoides foram incluídos.

Trinta e oito estudos, incluindo 22 ensaios clínicos randomizados (ECR) preencheram os critérios de inclusão. Os estudos envolveram um total de 3.200 crianças nas quais foram notificadas 850 reações adversas aos corticoides (RACs). As três RACs mais frequentes foram vômitos, alterações comportamentais e distúrbios do sono, com as respectivas taxas de incidência de 5,4%, 4,7% e 4,3% dos pacientes avaliados para essas RACs. A susceptibilidade à infecção foi uma das RACs mais graves; uma criança morreu após contrair varicela zoster. Quando aferida a pressão arterial dos pacientes, 144 dos 369 pacientes mostraram aumento da pressão arterial; 21 de 75 pacientes apresentaram ganho de peso; e a supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal foi detectada em 43 de 53 pacientes.

Concluiu-se que o uso oral de corticoide em crianças, mesmo em um período inferior a 15 dias, pode levar a reações adversas tais como vômitos, alterações comportamentais e distúrbios do sono (reações mais frequentes). O aumento da susceptibilidade à infecção foi a RAC mais grave.

Talvez um pouco mais de paciência quanto a pressa a se medicar,.

SPRAYS , CORTICOIDES, ANTIALERGICOS, ANTIBIOTICOS não substitui os cuidados, não fumar, limpar a casa e recolher aquele bicho de pelúcia , além do cuidado com animal domestico, que deve ser bem pensado antes de se adquirir um.

fonte Archives of Disease in Childhood, publicação online, de 14 de janeiro de 2016

JJ DE SOUZA
Enviado por JJ DE SOUZA em 02/11/2017
Código do texto: T6160620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.