Nuvem de lágrimas (publicado originalmente em 29/7/2017)

Nos últimos tempos, ‘Lion: Uma Jornada para Casa’ (2016) foi um dos filmes que mais produziram lágrimas nas pessoas. Ouvi isso de vários espectadores quando a fita passou pelos cinemas. Mas além disso, resgatou de certa forma a carreira de Nicole Kidman, cinquentona

desde junho último.

A atriz havia se metido em algumas roubadas nos últimos tempos, trabalhos furados cuja a pretensão era a de ser grande, porém se transformaram em autênticas vergonhas alheias, como ‘A Intérprete’ (2005), ‘Reencarnação’ (2004) e ‘Grace de Mônaco’ (2014).

Ela havia ficado com o pescoço para fora da água em ‘Reencontrando a Felicidade’ (2010). Em ‘Lion’, como coadjuvante, reviveu os belos tempos nos quais brilhava na telona. Dirigido pelo estreante Garth Davis, o longa-metragem é baseado no livro de Saroo Brierley, onde sua

impactante trajetória é narrada.

Em 1986, na Índia, família paupérrima, ele se perde de seu irmão Guddu numa estação de trem. Dorme em um vagão e quando acorda está bem longe, a 1.600 quilômetros de distância, na caótica Calcutá. Saroo teve sorte. O destino lhe deu de presente uma família australiana que o adotou. Poderia ter virado criança de rua, todavia o lance de sorte somado à sua inteligência e perspicácia o empurraram aos braços de Sue (Kidman).

Os anos se passam e o mistério de seu passado atormenta o agora estudante Saroo. Por onde andaria Guddu e a sua mãe? No desenrolar, a sentimentalidade é explorada de maneira crucial e na medida certa pelo diretor. O roteiro de Luke Davies ajuda neste sentido. O destaque da trama, sem dúvida, são os três atores centrais: Kidman, Dev Patel (Saroo adulto, o ator de ‘Quem Quer ser um Milionário?’, 2008) e principalmente Sunny Pawar (Saroo criança).

É muita doçura a uma criança só. Não à toa, qualquer um que assistiu a ‘Lion’ se encantou com Sunny e quis pegá-lo no colo pelo menos a cada vez que ele chamava por Guddu. Muito injustamente, o ator mirim ficou de fora da lista final dos concorrentes a coadjuvante na festa do

Oscar 2017.

‘Lion’ disputou as categorias de filme, ator (D. Patel), fotografia, trilha sonora, atriz coadjuvante (Kidman) e roteiro adaptado. Ao sentar pra ver a fita, pegue a caixa de lenços e se prepare para a nuvem de lágrimas em seus olhos. É uma situação quase inevitável.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 26/07/2017
Código do texto: T6065622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.