Um feitiço do tempo (publicado originalmente em 11/11/2017)

O título da coluna de hoje homenageia o longa-metragem de 1993 protagonizado por Bill Murray. O filme serve de inspiração para ‘A Morte te dá Parabéns’ (2017), que estreou semana passada e tem os elogios mais rasgados da crítica desde então. E não é para menos. Trata-se, na verdade, da junção de ‘Feitiço do Tempo’ com ‘Pânico’ (1996), a comédia aterrorizante do assassino com aquela máscara de desenho tosco que a partir de então fez sucesso no mundo todo.

‘A Morte te dá Parabéns’ se passa no dia do aniversário da universitária Tree (Jessica Rothe). Ela acorda na casa de um desconhecido, ao som do toque de seu celular – é o seu pai ligando para cumprimentá-la. No desenrolar do dia, várias situações se sucedem, até ela, à noite, ser perseguida e morta por um tipo com uma máscara tão ou mais tosca do que aquela do ‘Pânico’.

No momento em que Tree é morta, ela acorda de novo naquela cama do desconhecido, com a sensação forte de ter tido muitos deja vus. A partir de então, e a cada vez em que morre, a estudante segue despertando no mesmo quarto. Tree, então, percebe: enquanto ela não descobrir quem é a pessoa que lhe tira a vida, permanecerá no dia do aniversário.

Para ajudá-la na tarefa, ela conta com Carter (Israel Broussard), o tal desconhecido. Os suspeitos são inúmeros, e cada qual com sua intenção de querer ver Tree se ferrando. ‘A Morte te dá Parabéns’ tem a direção de Christopher Landon (de ‘Como Sobreviver a um Ataque Zumbi’, 2015).

De início, na nossa frente parece estar um catado dos piores momentos das fitas trash dos EUA. Porém, aos poucos, notamos o diferencial da trama: o roteiro é bem organizado e a direção consegue imprimir a este script ares de angústia e um pouco de claustrofobia, afinal, Tree está presa num mundo de 24 horas, quando teria de assoprar as velinhas de seu aniversário.

Cenas de ‘terrir’ à parte, onde a intenção de Scott Lobdell, o roteirista, é deixar rolar a falsa proposta de ‘não estar nem aí’ com o público, de não se levar a sério de maneira irreparável, ‘A Morte te dá Parabéns’ cumpre o seu papel de entreter com a qualidade de todos os envolvidos. Você não perderá seu precioso tempo se for ao cinema ver esta história singela. Duração: 96 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 20/11/2017
Código do texto: T6176983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.