De Tales de Mileto a Kant: A ciência como ordenamento da razão empírica.
A ciência tem um histórico recente.
Até ao século XVII.
Filosofia e ciência estavam interligadas.
De Tales a Kant.
A revolução científica iniciou com Galileu.
A ciência como área autônoma.
Independente da filosofia.
No entanto, nasceu uma filosofia específica.
Como fundamento aplicado ao método indutivo empírico.
A filosofia pré-socrática estava preocupada.
Com o arché, o princípio de todas as coisas existentes na natureza.
Com efeito, a questão da unidade ao meio da multiplicidade.
As diferenças entre o permanente e o transitório.
Aristóteles, o conhecimento das causas.
As quatro causas fundamentais.
Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
A primeira tentativa de negação, da explicação metafísica do mundo.
Galileu funda o método empírico indutivo.
Superando as pretensões metafísicas do conhecimento.
A ciência passa funcionar por procedimentos específicos.
Substituído a finalidade metafísica, pela Matematização da realidade.
Portanto, a partir da filosofia renascentista.
Com a introdução do pensamento iluminista.
A superação do Antigo Regime.
Nascimento do mundo moderno.
O surgimento da ciência moderna.
Do cosmo fechado hierarquizado.
Surgiu em seu lugar um universo infinito.
Não místico, geometrizado.
Condição indispensável para nascimento do método indutivo empírico.
A ciência deixa de ser contemplativa.
A mais profunda ruptura com a metafísica.
A ciência moderna torna-se operativa.
O conhecimento tem como finalidade intervir na natureza.
Foi exatamente nesse contexto que nasceu a filosofia de Kant.
A razão aproxima se da natureza.
Não como um aluno que escuta tudo que o professor diz.
Todavia, como um juiz.
Que obriga a testemunha responder as questões formuladas por ele.
É em tal substancialidade, que a fenomenologia não consegue conhecer o objeto representado.
O fenômeno é aquilo que aparece na memória do sujeito.
A projeção cognitiva do entendimento sistematizado na memória.
O conhecimento é propositado tão somente no método empírico.
A fenomenologia como método aplicado as ciências do espírito.
Compreende tão somente pelas estruturas a priori.
A teoria sintética da cognição ideológica.
Edjar Dias de Vasconcelos.