De Tales de Mileto a Kant: A ciência como ordenamento da razão empírica.

A ciência tem um histórico recente.

Até ao século XVII.

Filosofia e ciência estavam interligadas.

De Tales a Kant.

A revolução científica iniciou com Galileu.

A ciência como área autônoma.

Independente da filosofia.

No entanto, nasceu uma filosofia específica.

Como fundamento aplicado ao método indutivo empírico.

A filosofia pré-socrática estava preocupada.

Com o arché, o princípio de todas as coisas existentes na natureza.

Com efeito, a questão da unidade ao meio da multiplicidade.

As diferenças entre o permanente e o transitório.

Aristóteles, o conhecimento das causas.

As quatro causas fundamentais.

Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.

A primeira tentativa de negação, da explicação metafísica do mundo.

Galileu funda o método empírico indutivo.

Superando as pretensões metafísicas do conhecimento.

A ciência passa funcionar por procedimentos específicos.

Substituído a finalidade metafísica, pela Matematização da realidade.

Portanto, a partir da filosofia renascentista.

Com a introdução do pensamento iluminista.

A superação do Antigo Regime.

Nascimento do mundo moderno.

O surgimento da ciência moderna.

Do cosmo fechado hierarquizado.

Surgiu em seu lugar um universo infinito.

Não místico, geometrizado.

Condição indispensável para nascimento do método indutivo empírico.

A ciência deixa de ser contemplativa.

A mais profunda ruptura com a metafísica.

A ciência moderna torna-se operativa.

O conhecimento tem como finalidade intervir na natureza.

Foi exatamente nesse contexto que nasceu a filosofia de Kant.

A razão aproxima se da natureza.

Não como um aluno que escuta tudo que o professor diz.

Todavia, como um juiz.

Que obriga a testemunha responder as questões formuladas por ele.

É em tal substancialidade, que a fenomenologia não consegue conhecer o objeto representado.

O fenômeno é aquilo que aparece na memória do sujeito.

A projeção cognitiva do entendimento sistematizado na memória.

O conhecimento é propositado tão somente no método empírico.

A fenomenologia como método aplicado as ciências do espírito.

Compreende tão somente pelas estruturas a priori.

A teoria sintética da cognição ideológica.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/11/2017
Reeditado em 14/11/2017
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