PETROBRAS - PROFISSÕES DE FUTURO

Gerente de planejamento da manutenção na PETROBRAS ministra palestra sobre ascensão profissional

Fomentar o interesse pelos cursos técnicos e revelar aos estudantes as mais diversas oportunidades de carreira oferecidas pelo setor energético. Esse foi o foco da palestra “Profissões de Futuro”, ministrada por Reinaldo Roque Nunes no dia 11 de maio de 2013 na sede do SINTEC-SP – Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo. Técnico, tecnólogo, engenheiro e gerente de planejamento da manutenção na RECAP – Refinaria de Capuava, pertencente à PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A., o palestrante conhece muito bem o estágio atual da indústria de petróleo e gás, segmento que deve gerar mais de 50 mil vagas por ano para os técnicos até 2015, seja no setor de energia propriamente dito ou na construção e manutenção naval – estaleiros, navios e plataformas marítimas. Ao se referir às profissões de futuro, ele não está fazendo alusão às atividades profissionais que ainda estão por vir, mas àquelas já implantadas e que projetam um futuro brilhante para os profissionais da área técnica. “A exploração das camadas do pré-sal podem colocar o Brasil entre os dez maiores produtores de petróleo no mundo. Isso representa independência energética, crescimento econômico e geração de empregos, tanto na indústria de petróleo e gás como no setor de bens e serviços”, esclarece.

Introduzindo sua explanação, numa linguagem bem jovem e extrovertida – como prevê o programa, repleto de vídeos e materiais institucionais –, o palestrante deixa no ar uma pergunta bem introspectiva aos estudantes, principal público-alvo do projeto: “O que vocês querem para o futuro?”, questiona. E o futuro de milhares de brasileiros está diretamente relacionado aos cursos técnicos, ou seja, o caminho mais fácil para o mercado de trabalho, no qual se inclui uma vaga na 7ª maior companhia de energia do planeta. No entanto, há uma dúvida que paira na cabeça de muitos jovens, cuja resposta pode delinear seus propósitos e aspirações profissionais: quais as opções de cursos técnicos disponíveis para o setor de petróleo e gás? Há muitas oportunidades, segundo o palestrante, relacionadas no site da empresa: www.petrobras.com.br – link CARREIRAS. Distribuídas por setores – plataforma, embarcação, refinaria, plantas químicas e pesquisas, campo terrestre, armazenagem, transporte e distribuição –, as profissões abrangem diversas categorias; e o salário inicial, em torno de R$ 2 mil, é mais do que convidativo para quem está iniciando uma trajetória profissional. “Os técnicos precisam ser valorizados, e nós precisamos deles”, resume Reinaldo Roque Nunes.

PROMINP – Criado em 2003 pelo MME – Ministério de Minas e Energia e coordenado pela PETROBRAS, o PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural tem como objetivo aumentar a participação da indústria nacional na produção de bens e serviços para o mercado de petróleo e gás, que não para de crescer, principalmente após a descoberta das reservas do pré-sal. Faz, também, parte do PROMINP o PNQP – Plano Nacional de Qualificação Profissional, que oferece cursos gratuitos de qualificação para dezenas de categorias profissionais relacionadas ao setor, abrangendo todos os níveis de escolaridade: básico, técnico e superior. Caso estejam desempregados os aprovados recebem uma bolsa-auxílio, e ao concluírem o curso seus dados são inseridos no banco de currículos administrado pelo próprio PROMINP, constantemente consultado pelos recursos humanos das empresas. O sucesso do programa pode ser medido pelos números: cerca de 85% dos alunos chegam a ser contratados, graças à qualificação profissional a que são submetidos. Mais informações no site www.prominp.com.br.

Mas o PROMINP não é a única alternativa para quem almeja galgar uma vaguinha no setor energético. Atualmente, há no mercado uma infinidade de escolas técnicas que oferecem cursos voltados para a área, enquanto que os meios de comunicação procuram desempenhar seu papel de prestadores de serviços, divulgando vagas e oportunidades de acordo com a demanda. Há pouco mais de um ano, por exemplo, a revista Caros Amigos publicou o livro Desenvolvimento do Trabalho – 50 Profissões de Futuro, com o patrocínio da PETROBRAS e do Governo Federal. Em formato de guia, nele estão inseridas as ocupações mais procuradas pelos brasileiros. Detalhe: quase 50% do seu conteúdo refere-se à área técnica.

Fonte: SINTEC-SP em Revista - Edição 156

http://www.sintecsp.org.br/Revistas/SINTEC-SP_156_site.pdf

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 07/01/2014
Reeditado em 07/01/2014
Código do texto: T4640149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.