O cyberbullying, a internet e o adolescente!

Quando falamos de cyberbullying, estamos falando de comunicação, dessa facilidade e velocidade das informações na internet, que além de ser uma rede que interliga pessoas de qualquer parte do mundo, exerce também um papel muito importante na formação dos indivíduos.

Mas apesar dessa tecnologia proporcionar, direta ou indiretamente, o desenvolvimento sociocultural, observa-se que paralelamente a esse avanço tecnológico, surgem indivíduos despreparados para a vida e irão usá-lo para praticar o cyberbullying.

Um pouco de história!

Até o ano de 1995 nós praticamente não tínhamos internet aqui no Brasil e mesmo no mundo, ela ainda estava “engatinhando”, ganhando espaço, o que sabemos, não demorou muito para acontecer.

Com isso as pessoas eram conhecidas somente no ciclo familiar: nas escolas, clubes, igrejas, praças, ou seja, nos locais de convívio, mas para o resto do mundo eram anônimas.

Qualquer acontecimento como uma discussão, uma briga, uma festa ficava restrito ao local e às pessoas ali presentes.

A internet mudou tudo isso!

Hoje é diferente, pois a internet e as redes sociais conseguem, em questão de segundos, contatar com o mundo qualquer tipo de informação, não importa se verdadeira ou falsa.

O problema maior é que grande parte dos adolescentes mesmo fazendo uso constante da internet, ainda não tem ideia dessa dimensão.

Essa falta de noção do perigo e a crença na internet, tem conduzido muitos jovens a viverem situações de grande sofrimento e desespero.

A internet é um espaço público!

É preciso lembrar que a internet é um espaço público de convivência, onde pessoas conhecidas ou não, estão interligadas em tempo real, e como todo espaço público, pode ser usado por pessoas bem ou mal intencionadas.

Outro ponto importante a ser considerado é que as novas tecnologias são essenciais ao mundo e que o problema está na sua forma de uso.

Um exemplo, para melhor entendimento!

Suponhamos que uma pessoa está com muita pressa de chegar em determinado local e devido a isso ela avança um sinal de trânsito, provocando um acidente.

Nesse caso o veículo usado tem alguma culpa? Evidentemente que não.

Com as mídias eletrônicas é a mesma situação: faz-se necessário um usuário para postar e dar o clic final, pois seu celular ou computador sozinhos, não irão sair mundo afora a praticar cyberbullying.

Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!