"Vivendo História — Contando Causos"
 

“Sombras e Assombrações”, livro de minha autoria, é uma coletânea composta por 18 contos de cunho sobrenatural, privilegiando a cultura da contação de “causo de assombração”, muito presente à roda das fogueiras, nas antigas fazendas mineiras, ou corrente entre o povo da região. A iniciativa de escrever o livro surgiu quando resolvi contar “causos” na escola e me surpreendi com o prazer dos alunos em ouvi-los (foi justamente a pedido deles que levei adiante a ideia).
 
 A coletânea, lançada em 2007, foi tão bem aceita que, em 2012, resolvi inscrevê-la no "Programa Mais cultura: Microprojetos Rio São Francisco", através da Funarte - Ministério da Cultura, que privilegiou as 504 cidades da Bacia do Rio São Francisco, destinando 16,8 milhões em 1.050 prêmios no incentivo à arte em seus mais variados segmentos. Para minha surpresa e alegria, meu projeto “Vivendo História — Contando Causos” foi contemplado e, em breve, estarei dando início às atividades de sua execução.

O projeto consta da publicação de uma 2ª edição do livro, a partir da qual os contos serão encenados para um público entre 17 e 29 anos. As apresentações acontecerão em escolas com clientela de Ensino Médio, Bibliotecas públicas, Centros Culturais, Fazendinhas de Recuperação de Dependentes Químicos e APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), cujo trabalho  direciona-se à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade.
 
O "Vivendo História — Contando Causos", visa resgatar a arte de contar histórias, tão presente em nossa cultura,  neste caso, preservando a memória dos "causos de assombrações” correntes no universo do imaginário  do povo, além de incentivar o gosto pela leitura. Ao final das apresentações, haverá oficinas de leitura e os participantes serão presenteados com um exemplar do livro, como forma de difundir a Literatura em suas vertentes oral e escrita.