Como escrever e publicar um livro

Uma vez minha sobrinha me pediu para ensiná-la a escrever histórias. Fui surpreendido com tal pergunta e confesso que não dei uma resposta muito boa. Hoje me arrependo, pois poderia ter ajudado o despertar, quem sabe, de uma grande escritora. Apenas disse que é uma coisa que vem da imaginação e a gente conta, escreve, etc. Resposta bem simples, não?

A dúvida da minha sobrinha é um exemplo básico que também revela um desejo que muitos têm: como escrever um livro. Afinal, uma boa história pode se transformar em livro. Então, vamos lá:

1- Um primeiro conselho que dou a você que pretende se aventurar no mundo das letras é ler, leia bastante, principalmente sobre assuntos que tenha pouco domínio. A leitura vai despertar a imaginação, além do mais irá ampliar o seu vocabulário.

2- Escreva sobre o que tem domínio.

3- Tenha uma rotina rígida tanto de leitura como de escrita. Procure escrever sempre alguma coisa todos os dias: pensamentos, poemas, etc.

Se por outro lado você já tem material e quer transformá-lo em livro, as coisas facilitarão bastante. Pergunte-se se o seu material é interessante e se outras pessoas se interessarão por ele. Faça uma boa revisão ortográfica e gramatical (se não souber, peça para alguém especializado fazer, um professor de português, por exemplo), dê para pessoas de confiança lerem e peça um feedback, pode ser amigo, parente. Formate seu documento, escreva uma apresentação ou um prefácio.

Depois de ter dado esses passos vem o mais difícil, achar uma editora que queira publicar. Mas não se preocupe, passos importantes já foram dados, escrever o livro. Escrever, em primeiro lugar, tem que ser prazeroso, claro que ver nosso livro publicado é um prazer imensurável. Então, prossigamos:

1- Procure uma editora que publique o gênero do seu livro. Não perca tempo mandando seu material para todas as editoras. Por tanto, visite o site da editora, ou até mesmo a sede da mesma, veja como ela recebe os originais, sua linha editorial e solicite um orçamento. Se não tiver capital procure uma editora que publique de graça.

O sucesso não cai do céu como chuva, é preciso correr atrás. Dados os passos anteriores, e uma vez seu livro aprovado por alguma editora, trabalhe você mesmo pela divulgação dele. É ilusório achar que as editoras farão isso.

Sucesso com seu livro!