Conceito X Realidade

A palavra para descrever a moda é "conceitual". Não importa se estamos falando de moda culinária, no vestuário, da arquitetura ou até mesmo em tecnologia. Tudo que é lançado como top, muitas vezes não passa de um conceito que, para ficar mais evidente ao público, se leva ao cúmulo do exagero de uma forma harmônica, e o publico por sua vez pega o elemento e incorpora na sua realidade para sentir-se "fashion".

O exemplo clássico dos exageros é a mostra de decoração Casa Cor, que é uma das principais referência no segmento. Além dos materiais carríssimos, projetos inteiros sob medida e peças raras, a funcionalidade é posta em cheque em nome do conceito a ser mostrado. Ao se misturar elementos como metais, pedras, vidros, sedas e alumas peles podemos transmitir luxo, mas dependendo da forma que aplicamos isso na nossa casa, criamos um ambiente frio e hostil. Sem o aconchego da madeira, do algodão e claro, do sol, é quase impossível chegar a um equilíbrio.

Nas passarelas, vemos os looks chamados "tendências", peças que transmitem a idéia de uma maneira clara e direta, mas que na realidade não estarão exatamente daquela maneira nas vitrines. As transparências são o clássico exemplo, afinal quem sairia de casa com uma blusa transparente e sem sutien? Certamente não nós, mulheres com quilinhos sobressalentes. Mas o conceito por trás daquela transparência pode ser algo leve, sensual e porquê não, confortável, e esse sim é um conceito que nós podemos nos identificar.

O acesso mais fácil a informação parece nos ter deixado cegos às sutilezas, de forma que a mídia tem que pegar a informação e elevar a centésima potência para nos passar uma mensagem, que na maioria das vezes entendemos de maneira distorcida. Não é porque um chefe de cozinha italiano serviu uma fruta que na uma vez no ano numa ilha afastada de tudo e todos com frango, que essa mesma receita não vai dar certo com a nossa maça gala de todos os dias. E mesmo se não der certo, quem garante que aquela super fruta dos confins do universo iriam te agradar? A vida é guiada pelos nossos conceitos, e cabe a nós identificar essas idéias e seguir pelo caminho que julgamos melhor.

Cielu
Enviado por Cielu em 07/06/2015
Código do texto: T5269234
Classificação de conteúdo: seguro