Hino Nacional Brasileiro: uma "construção" que durou 91 anos

Pouca gente sabe, mas em 13 de abril comemora-se o "Dia do Hino Nacional Brasileiro". Em 2018 ele completará 187 anos, se considerarmos o primeiro registro histórico da sua composição.

Foi uma "construção" lenta. Para ser o que é hoje e chegar ao fconteúdo como que conhecemos, passaram-se 91 anos. O nosso Hino passou por algumas modificações e ajustes, recebeu remendos.

A composição da música do Hino Nacional Brasileiro é de Francisco Manuel da Silva. Ele colocou a letra de um verso do desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e o hino foi cantado pela primeira vez no dia 13 de abril de 1831, na festa de despedida de Dom Pedro I, quando da saída do trono de imperador e o retorno para Portugal.

Inicialmente, ficou conhecido como "Hino 7 de Abril", que foi a data em que Dom Pedro I fez o anúncio da sua abdicação ao Trono. Na época, os portugueses o consideraram 'ofensivo'. Por certo tempo, temendo algum tipo de represália, os brasileiros não faziam nenhuma alusão a ele. Somente em 1837 o Hino voltou a ser executado em todas as solenidades públicas.

Quatro anos depois, em 1841, quando da coroação de Dom Pedro II, o Hino recebeu novos versos, de um autor desconhecido. Por determinação do novo imperador, a música passou a ser considerada o "Hino do Império" e deveria ser tocado todas as vezes em que Dom Pedro II se apresentasse em público, em solenidades civis e militares. Mas, só a música. A letra estava proibida.

A letra foi substituída em 1909, pelo poema de Joaquim Osório Duque Estrada. Sete anos depois, em 1916, a peça ainda sofreu 11 modificações. A letra do Hino Nacional só foi oficializada no dia 06 de setembro de 1922, véspera do primeiro Centenário da Independência, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa.

Como o autor da música, Francisco Manuel da Silva, havia falecido em 1865, o maestro cearense Alberto Nepomuceno foi convidado para fazer as adaptações na partitura. Foi, enfim, a última modificação na peça, que é, oficialmente, o Hino Nacional Brasileiro.

------------------------------

PS.: Se levarmos em consideração o dia 13 de abril de 1831, como a data oficial de confecção do Hino, em 2018 ele estará completando 187 anos. Mas se acreditamos que oficialmente a peça (depois das inúmeras modificações) só foi reconhecida em 1922, então estará completando 95 anos em 2018.

ALEXANDRE ACIOLI
Enviado por ALEXANDRE ACIOLI em 19/10/2017
Reeditado em 16/04/2021
Código do texto: T6146797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.