Que tal falarmos de frutos?

Que tal falar de frutos?

João 15:1-8

Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, e nós estamos ligados a Ele como galhos – eu deve ser como folha, mas estou ligada e é o que importa. Como estamos? O que de fato queremos ligados a Cristo enquanto vivemos nossas vidas? É certo que se estamos ligados a algo, temos características deste ser, carregamos em nós os genes desta árvore. Damos frutos específicos.

Sim, e aí? Estamos ligados a uma Videira e queremos dar manga, ou pior, ao frutificarmos em nosso galho pode-se ver mangas de fato há algo errado. Acontece que nenhum agricultor permitiria isto. E muito menos Aquele que cuida da Videira aonde fomos enxertados. E quem é este Agricultor? Jesus nos disse de pronto: O meu Pai é o agricultor. Estando ligados na Videira e qualquer outra coisa que não seja uva apareça nos galhos, o Agricultor tira. Sei porque amo plantas e quando estou cuidando de um vaso de cheflera – pois não posso permitir que ela alcance os seus 5 metros desejáveis, sempre que vejo algo estranho nascendo junto a ela, retiro. Apesar de tudo o que falam sobre esta planta acredito em sua sensibilidade, é minha responsabilidade cuidar dela e é assim com nosso Agricultor. Ele cuida de nós com amor e carinho, sabendo que nada nos pode faltar. Adubo, terra, vitamina, água e ar tudo na medida certa. Muita água mata a planta, pouca água também.

E quando nem damos frutos? Voltemos a Palavra de Jesus: Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta – sim, se não dermos frutos seremos cortados. Não tem como cuidarmos de uma planta frutifica se ela não dá frutos. Com certeza cortamos e em seu lugar colocamos outra. Não permitimos que ocupe espaço. E com nosso Agricultor é a mesma coisa, Ele sabe qu um galho doente pode enfermar todos os outros próximos a si.

Ele também cuida de nós quando damos frutos: e todo o que dá fruto limpa. E sabe qual a intenção destes cuidados redobrados? Para que possamos produzir mais fruto ainda.

Como estes galhos são purificados? Jesus disse: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. E como continuamos limpos? Jesus nos indicou como: Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Se não nos afastarmos da Videira, se não permitirmos que nos entranhe nenhuma erva daninha, das parasitas, que tomam nossa força para viver, nos enfraquecendo.

E porque os galhos não dão frutos diferente da Videira? Simplesmente porque precisa da Videira para continuar vivo. É através da Árvore que os galhos adquirem todas as substâncias ideais para seu desenvolvimento. Nem mesmo a água, que cai sobre os galhos, no momento da chuva, pode lhe ser útil, se este não estiver preso firmemente ao tronco, simplesmente porque é através da raiz que são absorvidos tudo o que é essencial para a manutenção das plantas. Assim, como Jesus falou, um galho não frutifica separado da Videira: Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Então, se queremos dar frutos, devemos sempre continuar presos à Videira.

Jesus deixou claro a ordem das coisas: Eu sou a videira, vós, os ramos, mas infelizmente tem muito ramos se achando Videira.

Não podemos nunca desejarmos mudar a ordem da estrutura de uma Árvore, principalmente desta onde fomos enxertados, a Videira que é Cristo. Ele sempre será o Princípio de tudo em nossa vida espiritual e jamais podemos tentar fazer as coisas a nosso modo quando o assunto é frutificarmos.

Se entendermos desde sempre o que Jesus quis dizer – e disse claro – quando falou: Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer, viveremos em paz e segurança, alicerçados em uma árvore que não murcha e cujas as folhas não caem, pois é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e em tudo tem estado conosco. Se permanecermos Nele, viveremos. Aleluia! Sim, teremos vida em abundância.

Agora, se insistirmos em nos afastar de sua Verdade, deixarmos de absorver o nosso alimento através Dele, ai não mais permanecemos ligados e vejamos o que Jesus disse a este respeito: Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Mas, ao contrário, se a Ele permanecermos ligados, vejamos mais uma vez o que Jesus nos diz: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Para nós o melhor é estarmos ligados a Jesus, mas que benefício maior há nisto? Jesus nos disse que: Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e quando Deus ganha, nos ganhamos também, pois não há privilégio maios que próxima promessa deixada por Jesus através desta Palavra. Veja: e assim vos tornareis meus discípulos. Sim, saímos ganhando mais uma vez.

O Senhor Jesus deseja sempre que nós sejamos felizes. Por isto mesmo seguir a Deus é opcional. Ninguém deve ser obrigado seguir a Deus. Deve sim conhecer ao Senhor, ser apresentado a Ele, mas a decisão de segui-lo é opcional. Você escolhe ao Senhor e Ele te aceita.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 16/06/2012
Código do texto: T3727056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.