A BÍBLIA E O EXTREMISMO RELIGIOSO

Muitos aqui no Ocidente estão perplexos com o terrorismo praticado por grupos muçulmanos radicais. Nesse estudo resumido, vamos tentar entender de onde esses grupos buscam inspiração para justificar suas ações.

Em primeiro lugar, devemos entender que o islã é uma religião abraâmica, isto é, tem o mesmo patriarca que suas co-irmãs, judaísmo e cristianismo: Abraão. Portanto, o Corão, livro sagrados para muçulmanos, foi profundamente influenciado pela Bíblia. É o que veremos a seguir.

Homicídio em nome de Deus

Fato: em setembro de 2001 terroristas lançaram aviões contra alvos americanos, deixando cerca de três mil mortos. O caso mais recente aconteceu em Paris, em 13 de novembro, onde terroristas mataram 130 pessoas.

O Corão proíbe que um muçulmano cometa homicídio, a não ser em legítima defesa. Proíbe que mate alguém de outra religião (sura 4,94). As suras 2,62 e 2,256, avisam que as pessoas podem seguir a religião que quiser, sem nenhum problema e que a fé não pode ser imposta à força.

Mas há versos que justificam matar em nome de Deus:

“O castigo, para aqueles que lutam contra Deus e contra o Seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou crucificados, ou lhes seja decepada a mão e o pé opostos, ou banidos” (sura 5,33). Este e outros versos semelhantes, segundo eruditos muçulmanos, cabiam apenas para a época do profeta, quando os muçulmanos viviam em guerra com seus vizinhos.

Bíblia: Javé (o deus do Antigo Testamento) manda matar quem seguir outros deuses (Números 25, 1 e Deuteronômio 17,2). Em nenhum momento a Bíblia diz que as pessoas são livres para seguir outra religião. No Antigo Testamento o castigo para quem não se submete a Deus é a pena de morte. O Pai celeste, no Novo Testamento, não fala em pena de morte para quem não quer acreditar. O castigo é pior. Serão trilhões e trilhões de anos sofrendo no inferno.

Assassinato de mulheres acusadas de adultério

Fato: países mais radicais como a Arábia Saudita, mulheres acusadas de adultério recebem a pena de morte.

O Corão não manda matar a adúltera. No máximo, pede que ela e seu cúmplice sejam chicoteados (sura 24,2). Já a sura 4,16 diz que os adúlteros não devem ser punidos, caso se arrependam.

Bíblia: Deus manda matar os adúlteros (Levítico 20,10). Mas no Novo Testamento Jesus proíbe o apedrejamento de uma mulher acusada de adultério (João 8,1).

Assassinato de solteiras que têm relações sexuais

Fato: É comum em regiões rurais, mas pode acontecer também em famílias de classe média e alta, o crime em defesa da honra: alguém da própria família mata a mulher ou menina que manteve relação sexual sem estar casada.

O Corão não afirma que a mulher solteira que mantém relação sexual deve morrer. Existe apenas a indicação de que um muçulmano case com mulher virgem.

Bíblia: Javé manda matar mulheres que não guardaram a virgindade para o futuro marido (Deuteronômio 22,13).

Rapto de meninas virgens

Fato: O grupo islâmico Boko Haram sequestra meninas e as estupram. “Uma das meninas sequestradas na Nigéria...conseguiu escapar e denunciou que as reféns são vítimas de até 15 estupros por dia...” (http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/sequestro-meninas-n…).

O Corão não diz nada sobre sequestrar e estuprar meninas. Essa prática tem a ver com a cultura de povos tribais.

A Bíblia, através de uma ordem de Deus a Moisés, autoriza que os soldados israelitas - o povo de Deus - raptem meninas virgens, e usem-nas sexualmente, isto é, cometam estupros (Números 31,14).

Destruição de imagens

Fato: no final de fevereiro de 2015, membros do Estado Islâmico destruíram estátuas milenares no museu do Iraque e uma semana depois saquearam e depredaram os monumentos da cidade assíria Nimrud, norte do Iraque, fundada no século 13 a.C.

O Corão não diz nada sobre destruir imagens ou esculturas. A Bíblia, através de uma ordem dada por Deus, proíbe esculturas e pinturas. (Êxodo 20,4).

Assassinato de blasfemadores

Fato: em janeiro de 2015, terroristas mataram cartunistas da revista de humor Charles Hebdo, por causa de desenhos do profeta Maomé.

O Corão não manda matar blasfemadores. O máximo que propõe é não fazer amizade com eles: “Ó fiéis, não tomeis por confidentes aqueles que receberam o Livro antes de vós, nem os incrédulos, que fizeram de vossa religião objeto de escárnio e passatempo” (sura 5,57).

Bíblia: “Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte” (Levítico 24,13). No Novo Testamento, Jesus declara: “Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens...nem neste século nem no futuro” (Mateus 12,31).

Assassinato de homossexuais

Fato: membros do Estado Islâmico têm matado dezenas de homossexuais na Síria e no Iraque.

O Corão não tem nenhuma regra que manda matar homossexuais. Bíblia: homossexuais devem ser mortos (Levítico 20,13). Jesus não tocou no assunto.

Recompensa no pós-morte para quem morre em nome de Deus ou crê

Fato: há milhares de candidatos na fila para mártir nos grupos extremistas devido à promessa de um prêmio no Céu.

O Corão: “Que combatam pela causa de Deus aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela futura, porque a quem combater pela causa de Deus, quer sucumba, quer vença, concederemos magnífica recompensa” (sura 4,74).

Bíblia: No Antigo Testamento Deus promete premiar quem segue seus estatutos (Deuteronômio 7, 12). No Novo Testamento Jesus diz: “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”

A recompensa

Fato: não existe fato porque ainda não temos depoimento de quem chegou lá. No entanto,

O Corão dá uma amostra de como será a vida no além para os fiéis: “Quanto aos fiéis, que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra” (Sura 4,57).

Os crentes ganharão esposas virgens de olhos maravilhosos: “E serão servidos por mancebos, formosos como se fossem pérolas em suas conchas”. Um Hadit informa o número de serviçais e de húris (moças virgens) a que um islâmico tem direito: “A menor recompensa para os povos do céu é um domicílio onde haja oitenta mil empregados e setenta e duas húris, sobre as quais está uma abóbada decorada com pérolas, aquamarine e rubi, tão amplo quanto a distância entre Al-Jabiyyah (atualmente Damasco) e Sana'a (atualmente o Iemem)” Hadit 2687, Livro de Sunan, volume 4.

“Os diletos do Paraíso estarão em júbilo. Com seus consortes, estarão à sombra, acomodados sobre almofadas. Aí terão frutos e tudo quanto pedirem” (sura 36,55).

“Entrai, jubilosos, no Paraíso, juntamente com as vossas esposas! Serão servidos com bandejas e copos de ouro” (sura 43,70).

“Lá há rios de água impoluível; rios de leite de sabor inalterável; rios de vinho deleitante para os que o bebem; e rios de mel purificado; ali terão toda a classe de frutos” (sura 47,15).

Bíblia. Já no céu cristão, o devoto irá encontrar anjos com harpas e não haverá mais tristeza e dor.