ARGUMENTOS CONTRA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - 3º O CARÁTER DO DEUS BÍBLICO (primeira parte).

Segundo a crença, Deus é bom, piedoso e sábio. O deus da Bíblia tem essas qualidades? Qual deles, pois a Bíblia apresenta dois deuses: do Antigo e do Novo Testamento, que possuem diferenças muito grandes entre eles. Por ex., o deus do A.T. acha que a mulher adúltera deve ser morta a pedradas. O deus do N.T. não concorda.

Nesse artigo veremos primeiro o deus do A.T.

É egocêntrico. “Não terás outros deuses diante de minha face.” (Êxodo 20,3). Exige que os hebreus o amem, como se o amor pudesse ser conquistado por decreto: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, e observarás sempre o que ele te ordena (Deuteronômio 11,1). Ciumento. “Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento.” (Êxodo 20,6).

Cruel. Para punir os infratores da lei, ele sanciona a pena de morte. Os principais métodos para eliminar seus desafetos eram o apedrejamento, a forca, a fogueira e a empalação (o condenado era trespassado por uma estaca ou lança desde o baixo ventre). Aqui vai uma pequena lista de pessoas que eram eliminadas sob ordens do bom e amoroso Javé, que a Igreja divulga como o criador do universo:

Feiticeiras (Êxodo 22,18); quem trabalhasse no sábado (Êxodo 31,14); adúlteros (Levítico 20,10); homossexuais (Levítico 20,13); o casal que tivesse relações durante o período menstrual (Levítico 20,18); espíritas e astrólogos (Levítico 20,27); a filha do sacerdote que entrasse para a prostituição era queimada viva na fogueira (Levítico 21,9); quem blasfemasse o nome de deus (Levítico 24,16); quem fizesse sacrifícios a outros deuses eram enforcados (Números 25,1).

O deus do A.T. é um assassino cruel, seu comportamento se assemelha a um ditador sanguinário de alguns países que conhecemos.

Seu primeiro genocídio está em Gênesis, no dilúvio que matou milhões de pessoas (claro que o dilúvio é um mito, mas os antigos acreditavam que grandes enchentes eram enviadas por um deus furioso. Já falei sobre o dilúvio em outro artigo). Em seguida vem a destruição de Sodoma e Gomorra com fogo e enxofre (Gênesis 19, 24); a última das pragas contra o país do faraó é o extermínio de todos os primogênitos egípcios (Êxodo 12, 29); uma praga elimina vinte e quatro mil homens, porque um hebreu havia levado para o agrupamento uma mulher madianita (Números 25, 6). Deus ficou irritado com 42 crianças que chamaram um profeta de careca e mandou duas ursas devorá-las (2 Reis 2,23).

Pode esse deus ser chamado de bom? Não, portanto o deus do A.T. não é Deus.