ARGUMENTOS CONTRA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - 3º O CARÁTER DO DEUS BÍBLICO (segunda parte).

No artigo anterior, vimos que o deus do A.T. é um deus cruel e selvagem, e que portanto, não pode ser o Deus que imaginamos, bom e sábio. Agora conheceremos o deus do N.T., que segundo a crença cristã, é bom, humilde e perdoa facilmente. Será verdade?

De fato, em algumas passagens Jesus se revela compreensivo e piedoso. Manda oferecer a outra face, pede para amar o outro como a si mesmo, inclusive nossos inimigos. Mas Jesus se contradiz na maior parte das vezes, pois costuma agir como um déspota. Trata bem apenas aqueles que o seguem, mas se enfurece sempre que alguém duvida dele, se nega a ouvir suas palavras, ou tem seus próprios deuses. Ele disse que quem for batizado e nele crer, tem as portas do céu abertas. Não passou pela pia batismal e não acreditou, é uma pena, vai ser torturado para sempre no inferno (Marcos 16,16). Ora, é assim que agem os tiranos, para manter seus súditos dóceis e obedientes: ameaça-os com os piores castigos se infringirem suas leis e o desrespeitarem.

Jesus é intolerante. Ele despreza os judeus que não o aceitam como messias. Quando mandou seus discípulos pregarem a palavra em outras cidades de Israel, disse que os moradores que não abrissem a porta para ouvi-los, teriam um castigo maior do que de Sodoma e Gomorra (Mateus 10,14). Imagina um governante hoje em dia que publicasse um decreto: quem não acreditar que sou o melhor governante de todos e não obedecer minhas ordens eu mandarei trancar numa prisão de sofrimento eterno. Você amaria esse ditador e o amaria do fundo do coração? Não? Mas é isso que Jesus quer de você: ele o obriga a amá-lo acima de tudo e seguir suas ordens, do contrário ele vai mandá-lo para o inferno.

Jesus é cruel. Ele pretende prolongar a tortura daqueles que não acreditaram nele para a eternidade. Alguém que viveu apenas vinte anos, foi bom, nunca fez mal a ninguém, mas não acreditou, será trancado no inferno por trilhões e trilhões de anos, num sofrimento sem fim, “onde haverá choro e ranger de dentes”. Mas um homem que estuprou e matou dez criancinhas vai para o céu, caso no último minuto de vida se arrepender, confessar os pecados a um sacerdote e acreditar no deus cristão. Essa é a sábia teologia que nos ensinam.

Um Deus bom mandaria seus filhos para um local de sofrimento eterno? Não, portanto Jesus não é Deus.