Todo mundo erra

TODO MUNDO ERRA

É conceito corrente de que “todo mundo erra” e que “todos sempre vão errar”. Mas, por que tem que ser assim? É possível que haja um modo de não errar? Vejamos.

Existem alguns conceitos humanos que, por ser muito falado, tornam-se como infalíveis, o que faz com que as pessoas aceitem o erro como fato consumado. Um desses conceitos é o de que todo mundo erra e que só aprendemos errando. Mas, acaso não seria possível que o erro fosse um acontecimento fortuito e previsível entre nós humanos? Ou isso é fato inconteste e, portanto, temos que aceitar mesmo lamentando?

Imaginemos o seguinte: A fabricação de um avião. Uma aeronave possui milhares de componentes e outros milhares de conexões. Todos tem que funcionar com perfeição. Caso haja falha, o resultado pode ser catastrófico, com perdas materiais e de vidas. Então como não falhar?

Em muitos casos não se admite erro nem na elaboração de um projeto nem na sua execução. E, é por causa de falhas tanto no primeiro como no segundo que tem havido muitos desastres e perdas de vidas.

No aspecto espiritual não é diferente. O ideal é que o ser humano nunca falhasse no seu comportamento. Mas, para isso, seria necessário que ele agisse sempre dentro de padrões de comportamento previstos e preconcebidos pelo seu criador.

Mas não é natural que o homem seja um ser falho e imperfeito?

Um texto bíblico diz que Deus fez o homem perfeito, mas ele buscou várias astúcias. Então a imperfeição não decorreu do criador, mas da coisa criada, a qual se desviou do objetivo do criador e enveredou por caminhos diferentes do que Ele traçou e propôs-lhe.

Jesus falou certa vez: “Sede, portanto, perfeitos, como é perfeito vosso pai celestial”. Como isso é possível? Aferindo a nossa edificação pelo prumo e a pela linha mestra.

O Espírito Santo, falando por João, diz: “Qualquer que permanece nele não peca (não erra o alvo)”. I Jo. 3:6, p.parte. “Sabemos que todo que é nascido de Deus não peca (não erra o alvo)”. I Jo. 5:18, p.parte.

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado. E não pode pecar, porque é nascido de Deus” I Jo. 3:9, p.e última parte. “Quem comete pecado é do diabo. “ I Jo. 3:8. “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”. I Jo. 3:4.

Diz o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo: “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo. Cl. 1:27 e 28.

Diz mais o Espírito na mesma epístola: “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” Cl. 2:10.

Eu diria que esse texto é uma concitação, não uma afirmação. Então ele deveria ser: “E estai perfeitos nele...”. Convoca os crentes a estarem em Cristo, a pessoa jurídica de Deus ou a palavra de Deus, a sua lei ou mandamentos, o decálogo. A qual é intitulada pelo salmista como “A Lei Perfeita”. Sl. 19:7, p.parte. Para confirmar nossa assertiva, sugerimos o exame do trabalho “Quem é Cristo”.

Então por que é que todo mundo (ímpios e pecadores) erra?

“Todo mundo está no maligno.” I Jo. 5:19.

Portanto, aceite a semente de Deus, a sua palavra, seja perfeito e não erre mais.

Oli Prestes

Missionário

(093)99190-6406