O QUE A BÍBLIA FALA DO DESEMPREGO E DA VIOLÊNCIA

O QUE A BÍBLIA FALA DOS GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS DO BRASIL – PARTE 1 - DESEMPREGO E VIOLÊNCIA

INTRODUÇÃO

Abaixo segue uma lista com alguns dos maiores problemas sociais do Brasil atual: Desemprego, violência, poluição, saúde, educação, desigualdades sociais, habitação. Que orientações, ou revelações a Bíblia tem para cada uma delas.

1. DESEMPREGO

Existe um seguimento na Igreja que acredita que tudo o que acontece no mundo é da vontade de Deus, não é. A vontade de Deus para todos os homens é que todos vivam bem. O desemprego desestrutura a família. Falar de emprego, ou desemprego é falar de prosperidade, ou falta dele. Existem basicamente dois fatos aqui e mais alguns acréscimos a se observar.

Como a cultura judaica do Velho Testamento era agrícola, Deus fala muitas coisas em termos agrícolas. Oséias 10.12 fala assim: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.”

Existe muita coisa no AT que diz que aquele que se arrepender, Deus o prosperará. Assim como também diz que aquele que for desobediente a Ele, pecador, Deus o castigará. As respostas do Antigo Testamento eram muito básicas, pois o povo não estava preparado para ouvir melhor. Sabemos que vivemos num mundo pecador e que os atos dos nossos governantes vão refletir diretamente em nós. A Bíblia manda orar pelos nossos governos para que tudo nos vá bem, devemos fazer isso. Mas precisamos compreender que caminhamos para o Fim dos Tempos. Pessoas ruins que ficam desempregadas, a gente justifica e até aponta o dedo: Bem feito, pecou, agora vai sofrer. Porém e a pessoas que não tem graves pecados e buscam viver uma vida sossegada e ainda assim estão sofrendo um desemprego, ou uma situação difícil, qual é a resposta para ela?

Muito do que sofremos é culpa exclusiva nossa, mas outro tanto Jesus veio nos mostrar que não. Precisamos ser reais e perceber se a culpa do desemprego não somos nós mesmos. Os mais preparados para o mercado de trabalho dificilmente ficam desempregados. Aqueles que tem mais estudos, cursos e sabem exercer bem o seu trabalho, são mais sociáveis, atualizados em sua área, dificilmente ficam sem emprego. Precisamos rever o que sabemos exercer, nem tudo é de origem espiritual. Reciclar, estudar e aprender mais da sua profissão ou quem sabe aprender outra profissão, talvez seja um caminho.

Outro dia estava lendo que muitas pessoas que ficam desempregadas não é porque não sabem exercer a sua profissão, mas é porque se tornaram pessoas difíceis de se lidar e conviver diariamente. Foi feita uma seleção para contratar a pessoa, mas uma, ou algumas entrevistas ainda não preparam o empregador para uma pessoa difícil. Só se descobre quem é a pessoa no dia a dia. Será que somos gente que não convive com ninguém?

Jesus quando veio à Terra nos mostrou que muita coisa que ocorre nesse mundo é de origem espiritual e maligna. Nem tudo é a vontade de Deus. O que precisamos fazer para sair do desemprego? Se o desemprego é considerado uma doença social, e Cristo promete curar toda doença, devemos orar a Deus e pedir a ele para que abra um caminho de prosperidade para nós, que nem sempre deve será um emprego formal, de carteira assinada, necessariamente. Devemos nos adaptar aos tempos ruins.

O que devemos fazer frente ao desemprego: Nos preparar melhor como profissional, orar até que Deus abra as portas e ler as promessas da Bíblia que nos dizem que Deus tem prazer na nossa prosperidade, até que elas sejam interiorizadas em nós, assim como evitar o pecado, se ele é uma das causas apontadas pelo nosso fracasso. Se Deus abre portas de emprego, então devemos ir onde Deus está, na Igreja e pedir aos seus sacerdotes escolhidos para orarem por nós.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23. Você que está desempregado, creia que Deus está pronto para te dar um emprego, segundo o coração Dele. Acredita.

2. VIOLENCIA E CRIMINALIDADE

Próximo à cidade de Mossul, no norte do Iraque, estão as ruínas do que já foi um dia uma grande cidade: Nínive, a capital do antigo Império Assírio. Enquanto a cidade ainda era uma próspera metrópole, a Bíblia predisse que Deus faria “de Nínive um baldio desolado”, ou seja, a arruinaria. (Sofonias 2:13) Deus disse que humilharia Nínive porque ela era uma “cidade de derramamento de sangue”. (Naum 1:1; 3:1, 6) E “Jeová [Deus] detesta o homem que derrama sangue”, diz o Salmo 5:6. Como as ruínas de Nínive comprovam, Deus cumpriu sua palavra.

“Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.” Jonas 3:8 e "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.” Malaquias 2:16

Qual é o motivo da violência no mundo? De onde vem tanta violência e como resolver o problema da violência? A Bíblia fala isso? Sim queridos, a Bíblia fala dessas coisas.

A violência entrou no mundo como um fruto do pecado. No Antigo Testamento Deus deu leis aos homens eu Ele mesmo sabia que os homens não cumpririam, pois eram leis externas à pessoa, eram lei para se cumprir e não leis escritas no coração. O Novo Testamento, entretanto é exatamente Deus colocando as suas leis dentro dos nossos corações. O Novo Testamento quer dizer que agora o nosso espírito humano está novamente vivo perante Deus e o Espírito de Deus entra em contato com o nosso espírito e nós estamos vivos para Deus. Somos assim novas criaturas, visitadas pelo Espírito de Deus. Não é exatamente que o Espírito entra em nós, mas que o nosso espírito agora tem acesso ao Espírito de Deus e consequentemente, ao Céu.

A violência é um dos frutos do pecado. Pessoas violentas são pessoas carnais, que vivem segundo seus impulsos mais básicos, animais. Pessoas violentas são inconsequentes e atraem a atenção de Deus de uma forma negativa. Deus disse muitas vezes na Bíblia que detesta a violência contra o próximo e promete julgar a todos os violentos.

Mas qual é a solução da violência? É muito simples, é o Espírito de Deus. Os frutos do Espírito são as capacitações do Espírito Santo para combatermos os frutos da carne. A solução da violência no mundo é Deus. É muito simples. Pessoas cheias do Espírito não cumprem os desejos da carne. Quando vemos uma pessoa violenta, ou situações violentas, sabemos que a carne, a velha natureza está operando.

Amém

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 15/11/2017
Código do texto: T6172619
Classificação de conteúdo: seguro