SABEM QUEM FORAM OS BARBEIROS-CIRURGIÕES?

Creio que muitos estão acompanhando o lançamento do filme "o físico" baseado na obra de Noah Gordon, que conta a história do jovem Rob que sonha em se tornar médico, mas havia aprendido os oficios de barbeiro cirurgião. E os barbeiros-cirurgiões como o nome mesmo ja diz, eram profissionais que além de exercer os oficios da barbearia, realizava algumas cirurgias e até receitava medicamentos.

No inicio da Idade Média, a medicina, inclusive a cirurgia, era realizada pelos monges, porém devido ao concilio de Tours em 1163 os monges foram proibidos de realizarem cirurgias, ai eles começaram a treinar barbeiros para esse fim, e então surgem o que seriam os barbeiros cirurgiões.

Na Inglaterra essa profissão passa a ter uma sociedade em 1540 quando a Companhia dos Barbeiros se funde com a Companhia dos Cirurgiões formando a Companhia dos Barbeiros-Cirurgiões. E esses profissionais eram os que estavam mais próximos do povo, já que era muito caro contratar o serviço de um médico na época.

E na história da medicina, alguns dos grandes médicos citados na verdade eram barbeiros-cirurgiões como Ambroise Paré, um cirurgião francês que inventou um método inovador de cicatrização da ferida da amputação, em substituição a dolorosa cauterização, Paré também se destacou pela sua humildade pois todos os seus feitos ele atribuía a Deus com frases do tipo "Eu o tratei, Deus o curou".

No século XVIII devido a pressão dos médicos a Companhia de Barbeiros-Cirurgiões se desfez, e a cirurgia passou a ser realizada pelos próprios médicos, porém um dos resquícios que sobrou dessa profissão foi o famoso cilindro com listras vermelhas e brancas que ainda pode ser visto em algumas barbearias. Portanto, quando olharem para seus barbeiros, lembrem-se que a origem de sua profissão tem uma história muito mais bonita do que muitos imaginam.

OBRIGADO PELA LEITURA!