Condicionados: a qualquer coisa, mas condicionados!

Não é nenhuma novidade dizer que o ser humano sempre foi condicionado (leia-se conduzido) a aceitar inúmeras situações ou mesmo viver desta ou daquela maneira.

Só que em algumas vezes isso era feito de forma lenta, graduada e até mesmo sem que os envolvidos percebessem. Noutras, tinha-se conhecimento do que se passava, apesar da falta de opção de como agir ou sair daquela situação.

Mas hoje, isso não se aplica aos adolescentes da tão discutida “era digital”. Eles com suas mídias eletrônicas não podem ou querem esperar, não conhecem ou sabem o que é TER PACIÊNCIA.

Tudo isso porque uma das principais características da internet, mundo no qual vivem, é a rapidez. Você inicia uma conversa com um adolescente e ela se torna um monólogo, porque ele responde de forma a colocar fim naquela conversa, pois precisa atender às chamadas do celular.

Com as poucas palavras proferidas ele parece dizer: você não vê que eu estou conversando aqui com meus amigos? ou então: eu estou ocupado e você está me perturbando. É sempre assim ou algo similar.

Ele está muito ocupado, ou melhor, (condicionado) em um bate papo com um “amigo virtual” e que geralmente encontra-se do outro lado do mundo. Mas não importa, são amigos.

Então você pergunta a si mesmo, é claro: como podem ser amigos se nunca se viram, nunca dividiram um lanche, não viveram aquela ajuda mútua tão necessária e que tanto te ajudou na sua adolescência? Eles nem moram na mesma rua, sequer estudam na mesma escola?

É necessário lembrar que tempos atrás as amizades eram mais duradouras, você podia dizer que tinha amigos, que fez mais um amigo e podia contar com eles em todos os momentos. As alegrias e tristezas eram divididas sem nenhum constrangimento e em fatias exatas.

Mas os tempos atuais são menos exigentes do que os de outrora e vividos por nós, adultos: não se faz necessário conhecer os familiares, saber onde o amigo mora, sua forma de viver ou conhecer seus valores.

Não, não. Pra que tudo isso?

Amigo é amigo e ponto final.

Os adolescentes da era digital estão condicionados: ao uso constante da internet e redes sociais, a fazer "amigos", a ficar horas e horas visualizando imagens. Seja ao que for, estão sempre condicionados.

E assim, as amizades desses tempos somem, se esvaem com a mesma rapidez com que foram construídas.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. Em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 06/11/2017
Código do texto: T6163826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.