DISCURSO DE MIRYAN RIOS: POLÊMICA SOBRE HOMOSSEXUALISMO

Lamentável, o discurso da ex-atriz global e deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Miryan Rios, no referente à votação na PEC 23, que trata da discriminação de homossexuais. Inadimissível, que o fanatismo, a cegueira do preconceito possam ser assim manifestados em se tratando de uma parlamentar. E pior: assistir tal “detentora da verdade” se colocando numa posição de “defesa” dos direitos humanos de uma coletividade, na qualidade de “representante da população”... A população está mal!

Em seu pronunciamento, a deputada faz afirmações, suposições e divagações tão descabidas, que incomodariam até aos ouvidos menos exigentes. Deplorável, ver o assunto ser tratado sem qualquer fundamentação ou argumentação plausível. Sem entrar no mérito da questão homo-heterossexual, é inaceitável que alguém suba numa tribuna para expressar-se de forma tão desinformada e passional numa questão que sabemos ser da maior seriedade.

A deputada foi, sem dúvida, muito infeliz quando, entre outras tolices, enfatizou por meio de exemplos, sentir-se ameaçada no caso de uma possível contratação de funcionários homossexuais. Relatou que “orienta os filhos para a perpetuação da espécie” e não poderia demitir tais pessoas sem ferir a lei. E mais: aludiu de forma lamentável ao fato de que funcionários de orientação sexual diferente (no caso, da própria) representariam “uma porta aberta para a pedofilia”. Declaração esta, aliás, sobre a qual alegou ter sido mal interpretada , desculpando-se, posteriormente, caso não tivesse sido bem entendida. Como se tudo fosse apenas questão de mal entendimento...

Longe de querer discutir assunto tão profundo, que exige conhecimentos muito além do “achismo”, só penso que pessoas públicas, e supostamente formadoras de opinião, deveriam manter o mínimo de critério ao expor ideias que vão influenciar, às vezes, de forma definitiva o pensamento alheio. A quem é dado o dom, o poder e a oportunidade da palavra, deve ser também cobrada a responsabilidade em dobro.

Ao ser humano cabe evoluir sempre. A começar pela maneira de enxergar o seu próximo. Uma das piores doenças, sem dúvida, é o preconceito, pois se esconde em fachadas de hipocrisia, é velado e não tem cura fácil (será que tem cura?). Sem cair no lugar comum, ou escorregar em chavões baratos, amor e respeito são sentimentos essenciais nas relações humanas e na ausência destes, qualquer “verdade” defendida não passa de uma boa e degradante propaganda enganosa.