"EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS..." (?)

20 de Julho de 1969: o homem pisou na Lua. Além de representar um marco na História Mundial, esse dia serviu também para inspirar Enrique Ernesto Febbraro a criar o “Dia do amigo”. De acordo com o pensamento do professor argentino, o fato de o homem ter conseguido alcançar a Lua não significou apenas um avanço tecnológico e científico, mas abriu também fronteiras para a possibilidade de se fazer amigos em outras partes do Universo, ampliando assim o relacionamento entre Nações, cultuando e propagando o respeito às diversidades culturais.

O Brasil, País conhecido pela tradição de ter um povo caloroso, simpático e acolhedor não ficou de fora: a data para se brindar a amizade, instituída pelo Decreto nº 235/79, na Argentina, foi adotada também em Terras verde-amarelas, embora não seja ainda tão propagada quanto outras. Gradativamente, outros Países também foram adotando a ideia e atualmente o 20 de Julho é comemorado em quase todo o mundo, representando um momento especial em que as pessoas trocam presentes, abraços e festejam com os amigos.

No exato Dia do Amigo, uma discussão oportuna: o que é a amizade? Entre outros conceitos podemos encontrar que amizade é um “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.” E se cada pensamento que compõe este conceito for levado a sério então temos mesmo muito que comemorar em relação ao Dia do Amigo.

O rei Roberto Carlos já cantou “eu quero ter um milhão de amigos...”. Seria bom se possível fosse! Com um milhão de gente amiga por perto quem teria do que se queixar? E imagina o que seria o Planeta inteiro numa imensa rede de autêntica e sólida amizade, sem guerras, todos se respeitando nas diferenças de pensamento e modos de viver? Um mundo de amigos fieis, verdadeiros, solidários, cujo entendimento recíproco promovesse a paz e o amor... Com certeza seria esse o mundo tão sonhado e pregado por certo Mestre quando por aqui passou. Ainda são só sonhos...

Mas, e as Redes Sociais? O mundo globalizado nos permite fazer “amigos” lá do outro lado do mundo. É tempo de Facebook. A mania se alastra a cada dia, acenando com insistentes convites de “amizade”. É só abrir e ler “João começou uma amizade com Maria”. E ali os novos “amigos” contam o que estão fazendo, postam fotos da última festa, falam de seus sentimentos, e por aí vai... Mas, pesquisas apontam que o Facebook tem sido, em grande escala, um dos geradores de traições, discórdias e separações, sendo citado, inclusive — senão como causa, pelo menos como combustível — em mais de um terço dos divórcios nos Estados Unidos. Será que era isso que o professor argentino, indicado duas vezes ao prêmio Nobel da Paz, tinha em mente quando imaginou as pessoas se relacionando sem fronteiras?

A verdade é que nunca teremos amigos aos milhões. Os verdadeiros são raros. Estes são os que estão incondicionalmente ao nosso lado. Não escolhem só a hora da festa. “Amigos” que somem estrategicamente quando o “tempo fecha” estão muito mais para amigos da “Onça”. Não são os mais indicados para receberem um abraço no dia 20 de Julho. Pense nisso, abrace, agradeça e festeje muito seus verdadeiros amigos, no dia dedicado à amizade, mesmo sabendo que a amizade não merece ter um dia para ser comemorada... Todos os dias são dela...

*Aos meus amigos de verdade, um abraço verdadeiro!!!