Desigualdade

Quais são os tipos de desigualdade existentes no mundo?

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde oportunidades, resultado, escolar, social, de gênero, de renda, econômica quando se trata de países, etc...

Por que o Brasil é considerado um cartão de visitas das desigualdades no mundo?"

A desigualdade social tem sido um cartão de visitas para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo os dados da ONU o Brasil era a oitava nação mais desigual do mundo.

Podemos dizer que os três pilares coloniais que apoiam a desigualdade são: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifundiários e a escravidão.

Como a desigualdade social é percebida no Brasil?

Como decorrência do efeito processo de modernização que tomou o país. Ou ao olhar o ensino publico e saúde dos menos favorecidos e dos que tem mais dinheiro.

O que cresceu com o desenvolvimento econômico?

Cresceu a miséria, as disparidades sociais- educação, renda, saúde, etc. A flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome, a desnutrição, a baixa escolaridade e violência.

Não podemos deixar de dizer que em alguns aspectos a nossa amada pátria deu alguns passos de tartaruga e evoluímos, porém em muitos retrocedemos também.

Segundo Rousseau a desigualdade tende a acumular, família modista tem menos probabilidade de obter um nível alta de instrução e quem possui baixo nível de escolaridade tem menos probabilidades de chegar a um status social elevado.

Grande parte da desigualdade é gerada pelo jogo do mercado e do capital.

O que o sistema político faz?

Intervém de diversas maneiras, ás vezes mais, ás vezes menos, para regulamentar e regular e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.

E também contribui para a desigualdade quando são corruptos e nos roubam deixando o povo sofrendo com suas canalhices.

O que a sociedade brasileira tem que perceber?

Que sem um efetivo estado demonstrativo não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social. O povo detém a maior arma contra a desigualdade é o nosso voto. Preste atenção para quem vai votar ele vai ter representar. Será que um político que se mostrou corrupto merece um novo mandato? Vamos fiscalizar chega à mudança começa com cada um de nós.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 05/08/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5335636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.