A CULTURA DO ÓDIO

A cultura do ódio invadiu a internet. É comum verificarmos que nas redes sociais predomina o discurso da intolerância, da raiva, da incitação à violência. As manifestações iradas ganham dimensão nos debates virtuais. As pessoas estão se irritando com extrema facilidade.

Os confrontos ideológicos e políticos tornam as redes sociais palcos de permanentes conflitos. Nessas discussões o ódio floresce sem definição de limites. Nasce da idéia de que a razão está só de um lado. As diferenças de opiniões, conceitos e pensamentos, não são respeitadas. Do outro lado está o inimigo. Daí a produção de ameaças, xingamentos, insultos.

Desaparecem a racionalidade e o equilíbrio nas relações interpessoais. A conversação on-line transforma-se em refrega que extrapola para a incivilidade, desprezando as normas básicas do convívio social harmônico. Pouco incomodam os abusos e danos causados ao outro. Por motivos insignificantes, frívolos, banais, surgem as hostilidades e as provocações inconsequentes.

Somos cotidianamente afetados por incertezas, dúvidas, choques culturais, divergências nas expectativas, crises de identidades, etc. Tudo isso contribui para que nos tornemos insensíveis, frios, muitas vezes até aéticos e inamistosos. Jogamos na internet esses sentimentos ruins. Importante que nos policiemos quanto a isso.

A sociedade dependente das redes sociais precisa criar novos valores pra que consiga promover o entendimento respeitoso entre as pessoas, estimulando, portanto, o surgimento da cultura da paz.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 14/11/2017
Código do texto: T6171394
Classificação de conteúdo: seguro